sexta-feira, 24 de julho de 2009

SÓ ISSO ?

Justiça determina retirada de nomes de aliados da família Sarney de logradouros públicos
Os aliados e a família do presidente do Senado, José Sarney, têm perdido prestígio no Maranhão. A Justiça determinou, nesta semana, a retirada de nomes de políticos ligados a família Sarney de logradouros públicos. Com a movimentação, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), antecipou-se e encaminhou para prefeitos e secretários uma recomendação para que seu nome seja retirado de todos os prédios públicos do Estado. O Tribunal de Justiça do Maranhão resolveu retirar o nome do ministro e ex-governador Edison Lobão (Minas e Energia) da avenida Litorânea e de uma escola de ensino médio, situada no centro de São Luís. O vice-governador João Alberto também perdeu a homenagem que recebeu da família Sarney no Centro de Processamento de Dados do Estado.
A governadora do Maranhão, que retoma os trabalhos no próximo dia 10, após se recuperar de uma cirurgia para a retirada de um aneurisma, foi alvo de uma deliberação do TJ em abril que pediu que a Passarela do Samba deixasse de ter o nome dela.
Diante da ofensiva, a governadora encaminhou um ofício no início do mês ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) solicitando a retirada do seu nome do prédio do órgão, construído e inaugurado durante o seu segundo mandato (1998-2002). Apesar de a homenagem ferir o artigo 37 da Constituição Federal, foi aprovada com a ajuda da Assembleia Estadual, que liberou a medida na Constituição do Maranhão.
Segundo o secretário de Comunicação Social do Maranhão, Sérgio Mesquita, Roseana encaminhou ontem uma recomendação para prefeitos e secretários para que retirem seu nome de prédios públicos e também assinou uma alteração constitucional vetando este tipo de prática. "Não houve nenhum ato ilegal, mas a governadora entende que o melhor é retirar todos os nomes. Até porque a Constituição Federal é soberana", disse.
Mesquita disse que não há ideia de quantos logradouros públicos levam o nome da governadora. O secretário disse que não poderia informar se Roseana também pediria a retirada do nome de outros integrantes da família que receberam homenagens, como seu pai, o senador José Sarney.
O presidente do Senado enfrentou problemas semelhantes ao de Roseana. Em 2006, a Justiça determinou que o prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região em São Luís, batizado em 1996, perdesse o nome de Sarney.

Nenhum comentário: