segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bombardeio da Otan destrói complexo residencial de Gaddafi em Trípol

Aviões da Otan bombardearam na madrugada desta segunda-feira a cidade de Trípoli atingindo um grande prédio do complexo onde reside o ditador líbio Muammar Gaddafi, destruindo totalmente a instalação.

Segundo informações da agência France Presse, as detonações tiveram uma força inédita no centro da cidade e fizeram tremer o hotel onde estão os correspondentes da imprensa estrangeira em Trípoli.

Os ataques, avaliados pelo governo líbio como uma tentativa de assassinato de Gaddafi, ocorreram por volta da 00h10 local (19h10 em Brasília) em vários bairros da cidade.

Segundo a imprensa oficial, 45 pessoas ficaram feridas pelos bombardeios, 15 delas em estado grave.

Três emissora de televisão locais --TV Líbia, Jamahiriya e Shababiya-- ficaram cerca de meia-hora fora do ar após os bombardeios.

Louafi Larbi /Reuters
Cena da animação "Rio", dirigida por Carlos Saldanha
Complexo residencial de Gaddafi fica destruído após bombardeio da Otan

A aviação da Otan retomou seus ataques à capital líbia na noite de sexta-feira, quando diversas explosões atingiram Bab al Aziziya.

No sábado, Tripoli foi alvo de ao menos dois bombardeios da Otan, às 19h45 (14h42 em Brasília) e às 22h40 local (17h40 em Brasília).

Os aviões da Aliança Atlântica também atacaram no sábado alvos nas cidades de Sirte, Al Joms, Al Assa e Gharyen, causando um "certo número de vítimas", segundo a agência oficial líbia Jana.

MISRATA

Ao menos 36 pessoas foram mortas em ataques na cidade de Misrata por forças leais a Gaddafi desde o último sábado, disse um porta-voz rebelde.

Segundo ele, oito pessoas foram mortas em bombardeios no domingo e 28 no sábado. Mais de 100 ficaram feridas durante o mesmo período, afirmou o porta-voz Safieddin.

"As brigadas de Gaddafi, usando foguetes Grad, fizeram bombardeios aleatórios no domingo. Eles alvejaram diversas áreas aqui. São oito mártires. Trinta e quatro pessoas também ficaram feridas", disse.

Soldados do governo capturados disseram que receberam ordens para recuar da cidade costeira depois de um sítio de quase dois meses. E os rebeldes que lutam para derrubar Gaddafi declararam a vitória na cidade no sábado.

"A situação é muito perigosa", disse o porta-voz dos rebeldes Abdelsalam por telefone de Misrata.

"As brigadas de Gaddafi começaram a bombardear a esmo de manhã bem cedo. O bombardeio continua. Eles alvejaram o centro da cidade, em especial a rua Trípoli e três áreas residenciais."

Ele não deu indicações do número de mortos. Centenas já morreram na luta por Misrata, a única cidade no oeste do país que está nas mãos dos rebeldes.

Com France Presse e Reuters

Nenhum comentário: