sexta-feira, 31 de julho de 2009

Governo de Honduras

Governo interino suspende toque de recolher na maior parte de Honduras


O governo interino de Honduras suspendeu nesta sexta-feira na maior parte do país o toque de recolher de várias horas por dia que vigorava praticamente sem interrupção desde a deposição do presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho. A medida coincide com um aumento da repressão à manifestações de rua em favor do líder deposto.
"Decidiu-se estabelecer o toque de recolher em todos o limites do departamento de El Paraíso" e em outros cinco pontos da fronteira com a Nicarágua, informou o Executivo em comunicado emitido em rede nacional. "Para o resto do território nacional, fica suspenso o toque de recolher", acrescentou.
Em El Paraíso e nos municípios de San Marcos de Colón, Duyure, Concepción de María e El Triunfo, e na passagem de Guasaule, todos na fronteira com a Nicarágua --onde está o presidente deposto, acompanhado de um grupo de seguidores--, a medida restritiva da liberdade de circulação foi decretada entre 18h de hoje e 6h de amanhã (21h de hoje e 9h de sábado).
O toque de recolher foi estabelecido no dia em que Zelaya foi detido e expulso do país e o até então presidente do Congresso, Roberto Micheletti, foi nomeado presidente interino.
A medida tinha sido suspensa em 12 de julho em todo o país, mas restabelecida quatro dias depois, quando organizações sociais aliadas ao líder deposto pediram para ocupar "pontos estratégicos" para exigir seu retorno a Honduras.
No departamento de El Paraíso tinha sido estabelecido um toque de recolher ampliado em relação ao resto do país, onde se limitava nos últimos dias a três horas e meia da noite, desde que na sexta-feira da semana passada Zelaya anunciou sua intenção de retornar ao país desde a Nicarágua.
A suspensão acontece um dia depois de uma repressão policial a manifestações que deixou ao menos seis pessoas feridas, uma delas gravemente. O presidente interino disse nesta quinta-feira que seu governo não vai tolerar bloqueios de ruas que regularmente têm complicado o tráfego em Tegucigalpa e em outras cidades. Mas nesta sexta-feira, cerca de três mil hondurenhos foram às ruas em Tegucigalpa protestando contra o governo interino e exigindo a restituição do presidente deposto.
Os manifestantes, principalmente professores, sindicalistas e camponeses, percorriam pacificamente uma das ruas da cidade em direção à sede do Congresso, no centro da capital. A mulher de Zelaya, Xiomara Castro, participou do protesto. Nesta quinta-feira (30), ela voltou à capital partindo da zona fronteiriça com a Nicarágua, após desistir de tentar se reunir com o marido, que prepara no país vizinho uma "resistência" contra o governo interino.
Em um protesto separado, a polícia lançou gás lacrimogêneo e prendeu apoiadores de Zelaya que bloqueavam uma das principais estradas de acesso à capital hondurenha nesta sexta-feira. Daniel Molina, porta-voz da polícia, disse que uma pessoa ficou ferida e que várias foram presas.
Sem retorno
Após dias de sinais divergentes, o presidente interino de Honduras afirmou claramente nesta quinta-feira que não aceitará de forma alguma a volta do presidente deposto. O regresso de Zelaya ao poder, à frente de um governo de coalizão, é o principal ponto da proposta de conciliação feita pelo presidente costa-riquenho, Oscar Arias. O mediador da crise também se manifestou a favor de uma anistia para todos os envolvidos na deposição de Micheletti e a antecipação em um mês das eleições presidenciais de novembro.
Nesta quinta-feira, um membro do governo interino disse a agências internacionais de notícia, sob condição de anonimato, que Micheletti estaria disposto a negociar a volta do presidente deposto, o próprio presidente interino disse aos jornalistas na quinta-feira à noite que Zelaya poderia voltar a Honduras apenas para ser julgado por abuso de poder e outras acusações feitas contra ele.
"Sob nenhuma circunstância vamos deixá-lo tomar posse do governo", disse Micheletti.
O governo interino aparentemente aposta em ganhar tempo, atrasando uma decisão sobre a proposta de conciliação de Arias, enquanto tenta formar uma missão com representantes de países como Colômbia e Canadá para que ajudem a solucionar a crise política ou deem, ao menos, uma aparência de aceitação internacional ao processo de eleição do próximo presidente --a OEA já informou que não reconhecerá um presidente eleito antes do retorno de Zelaya ao poder.
Na comitiva proposta, se destaca o ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, informou o governo Micheletti, na quinta-feira.

Histórico
Zelaya foi deposto nas primeiras horas do dia 28 de junho, dia em que pretendia realizar uma consulta popular sobre mudanças constitucionais que havia sido considerada ilegal pela Justiça. Com apoio da Suprema Corte e do Congresso, militares detiveram Zelaya e o expulsaram do país, sob a alegação de que o presidente pretendia infringir a Constituição ao tentar passar por cima da cláusula pétrea que impede reeleições no país.
O presidente deposto, cujo mandato termina no início do próximo ano, nega que pretendesse continuar no poder e se apoia na rejeição internacional ao que é amplamente considerado um golpe de Estado --e no auxílio financeiro, político e logístico do presidente venezuelano, Hugo Chávez-- para desafiar a autoridade de Micheletti e retomar o poder.
Isolado internacionalmente, o presidente interino resiste à pressão externa para que Zelaya seja restituído e governa um país aparentemente dividido em relação à destituição, mas com uma elite política e militar --além da cúpula da Igreja Católica-- unida em torno da interpretação de que houve uma sucessão legítima de poder e de que a Presidência será entregue apenas ao presidente eleito em novembro --as eleições estavam marcadas antes da crise.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

política brasileira existe?

POLÍTICA NO BRASIL EXISTE?

A NOSSA POLÍTICA , É MUITO SEMELHANTE AS DESIGUALDADES DE CLASSES SOCIAIS, SE COMPARARMOS BEM, NÃO TEM O QUE DISCUTIR DE TÃO PARECIDAS QUE SÃO, UM BOM EXEMPLO DISSO, ESTÁ ACONTECENDO NO SENADO BRASILEIRO. INVESTIGAM SOMENTE OS PODRES DE QUEM UM DIA JÁ FOI PRESIDENTE DO BRASIL, E QUE AGORA É PRESIDENTE DO SENADO TEM O SEU PASSADO A INVESTIGAR, UM PASSADO QUE TODOS JÁ SABÍAMOS NÃO PRECISARIA EXPOR ESSA PESSOA EM PÚBLICO, MAS JÁ QUE É PARA FAZER ISSO , OU SEJA, UMA INVESTIGAÇÃO POLÍTICA NO PASSADO DO ATUAL PRESIDENTE DO SENADO, PORQUE NÃO FAZERMOS UMA VARREDURA TAMBÉM EM OUTROS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS, AÍ SIM SERIA UMA POLÍTICA EXTREMAMENTE CORRETA PARA TODOS SE DAREM CONTA O QUE ELES FIZERAM , OU ATÉ MESMO ANDAM FAZENDO. A MESMA COISA , ACONTECE NAS DESIGUALDADES DE CLASSES , QUEM SE DÁ MUITO BEM SÃO NA MAIORIA DAS VEZES OS QUE ESTÃO POR CIMA, MESMO QUE SEJAM PRESOS OU COISA PARECIDA, TERÃO SEMPRE UM JEITO DE ESCAPAR OU TER UMA LIBERDADE TEMPORÁRIA. JÁ OS MENOS FAVORECIDOS, NÃO TEM ESSA CONDIÇÃO E FICAM A VER NAVIOS,NÃO TEM O MESMO PRIVILÉGIO DO QUE A CLASSE SUPERIOR. E ALÉM DESSES FATOS , QUEM PROMETE DEVE CUMPRIR, COISA QUE OS GOVERNANTES NÃO CUMPREM DEIXAM DE FAZER CASAS POPULARES E NÃO LIGAM PARA UM SIMPLES DESMORONAMENTO PARA ABRIGAR AS PESSOAS QUE NECESSITAM DE UM TETO, CASO FOSSE O CONTRÁRIO JÁ SERIA DIFERENTE. CONVENHAMOS ESSA NOSSA POLÍTICA BRASILEIRA, NÃO É MUITO FAVORÁVEL A CLASSE INFERIOR, E QUANDO ISSO ACONTECE, DÃO UM JEITO DE BURLAR A LEI PARA FICAREM POR CIMA. A MESMA COISA ESTA ACONTECENDO NO SENADO FEDERAL. AINDA SIM EXISTE POLÍTICA SÉRIA E COMPLETA PARA AMBOS OS LADOS NO BRASIL?
LEONARDO A. DE F. OLIVEIRA

segunda-feira, 27 de julho de 2009

ADVERTÊNCIA


HOJE EM DIA , TEMOS DE TOMAR MUITO CUIDADO COM O QUE FAZEMOS, POIS, ESTA GRIPE SUÍNA AINDA NÃO TEM MEDICAÇÃO ADEQUADA.

ISSO SÓ OCORRE , POR DOIS FATORES :

1- VIAGEM DE GENTE QUE VISITA OUTROS PAÍSES ;
2- VIAJANTES QUE NÃO SE PRECAVÊEM COM O QUE PODERÁ ACONTECER COM ELES NAS VIAGENS INTERNACIONAIS.

ALÉM DESSES DOIS FATORES, UMA REGRA BÁSICA É MUITO ESQUECIDA ATUALMENTE, ESTA REGRA BÁSICA TODOS TEM DE OBRIGAÇÃO CUMPRÍ - LA . ESTAMOS FALANDO DE NOS PRECAVER, EVITANDO ISSO, LAVANDO AS MÃOS ANTES DE QUALQUER ATIVIDADE,PRINCIPALMENTE ANTES DE QUALQUER REFEIÇÃO QUE FAÇAMOS, COLOCARMOS A MÃO EM FRENTE A BOCA , QUANDO FORMMOS ESPIRAR, TROCAR SEMPRE O LENÇO DESCARTÁVEL OU NÃO, E ACIMA DE TUDO TROCAR SEMPRE A TOALHA DE ROSTO OU BANHO, E NÃO EMPRESTÁ - LA PARA ALGUÉM.
ESSAS REGRAS BÁSICAS, SÃO PASSADAS AINDA NA INFÂNCIA , MAS NEM TODO MUNDO UTILIZA ESSAS REGRAS , NO SEU COTIDIANO.
NÃO PODEMOS NOS ESQUEÇER , QUE ESTA GRIPE , ESTÁ SE ALASTRANDO PELO PAÍS E QUE ATINGE MUITO AS CRIANÇAS, DENTRE OUTRAS PESSOAS, QUE MANTÊM SEM QUERER UM CONTATO IMEDIATO COM PESSOAS QUE VIAJARAM PARA FORA, OU ATÉ MESMO QUE ESTEJAM PROPÍCIAS A ISSO.

LEONARDO A. DE F. OLIVEIRA

sexta-feira, 24 de julho de 2009

UNIÃO EUROPÉIA - FUSÃO ENTRE FIAT E CHRYSLER

União Europeia autoriza fusão entre Fiat e Chrysler
A Comissão Europeia, o órgão executivo da UE (União Europeia), deu sinal verde nesta sexta-feira à montadora italiana Fiat para assumir o controle da americana Chrysler, ao considerar que a operação não prejudicará a concorrência no mercado.
Com a decisão, a comissão abre caminho ao acordo formalizado em junho entre as duas empresas, que permitirá salvar a Chrysler da quebra e dará espaço para a marca italiana entrar no mercado americano.
Segundo os termos do acordo, a Fiat ficará inicialmente com 20% de participação na Chrysler --parcela que pode chegar a 35% se certas metas forem atingidas pela empresa. A Fiat poderá ainda assumir outros 16% até 2016 se os empréstimos feitos pelo governo à Chrysler forem todos pagos, chegando assim a uma participação de 51% --a parcela da Fiat na Chrysler não poderá exceder 49% até que todo o débito da montadora americana com o governo seja quitado.
O novo grupo comprará os ativos rentáveis da velha Chrysler que, no entanto, ficará com a dívida e algumas obrigações com credores, fazendo com que o grupo entre no mercado mais saudável e com novo financiamento.
A análise dos serviços de concorrência do bloco concluiu que as interseções entre as duas companhias são muito limitadas, e por isso a fusão não "mudará significativamente a estrutura competitiva dos mercados de fabricação e fornecimento de veículos de passageiros".
A comissão também examinou a possibilidade de uma integração vertical, levando em conta que a Fiat produz luzes e sistemas de transmissão que vende a outras montadoras, e descartou qualquer problema dadas as atividades da Chrysler e sua pouca presença no mercado europeu --a Chrysler têm 90% de suas atividades na América do Norte através das marcas Chrysler, Jipe e Dodge, e não possui fábricas próprias na Europa.
Já a Fiat tem atividades mais amplas, entre as que figuram a produção e venda de carros (Fiat, Lancia, Alfa Romeo, Abarth, Maserati e Ferrari), mas também de caminhões e veículos industriais (Iveco) e de equipamento agrícola e para a construção (NHC Case New Holland).
O grupo italiano produz também autopeças para a indústria através das marcas FPT Powertrain Technologies, Magneti Marelli e Teksid.
Perdas
A montadora de automóveis italiana Fiat sofreu perdas líquidas de 179 milhões de euros (US$ 254 milhões), uma queda de 22,5% em sua receita, no segundo trimestre de 2009, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A companhia ressaltou que, no segundo trimestre de 2009, constatou uma "demanda significativamente mais fraca, graças aos reajustes programados nos diferentes níveis produtivos e a uma série de atuações agressivas para contenção dos custos".
Já a Chrysler registrou em junho uma queda de 42% em suas vendas nos Estados Unidos, na comparação com o mesmo mês de 2008.

COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA

Paraguai e Uruguai assinam convênio de cooperação em telecomunicações
O Paraguai e o Uruguai assinaram um convênio de cooperação tecnológica na área de telecomunicações, informaram fontes oficiais nesta sexta-feira (24).
O acordo foi assinado pelos chanceleres do Paraguai, Héctor Lacognata, e do Uruguai, Gonzalo Fernández, dentro da Cúpula do Mercosul, realizada em Assunção.
No documento, os dois países manifestaram sua "firme intenção" de estabelecer uma relação de cooperação em matéria de telecomunicações, com o objetivo de conseguir a "diminuição das brechas de exclusão social existentes, impulsionando o desenvolvimento e a acessibilidade às telecomunicações, para alcançar maiores níveis de igualdade e bem-estar em suas povoações".
O convênio será implementado através das empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, as estatais Copaco (Companhia Paraguaia de Comunicações) e a Antel (Administração Nacional de Telecomunicações) do Uruguai.
Com base neste convênio, serão impulsionados programas de transferência de tecnologia, assistência técnica, capacitação, apoio e assessoria técnica em matéria de telecomunicações e de gestão.

OMC - COMÉRCIO MUNDIAL NO LIMITE.

Contração do comércio mundial parece ter chegado ao limite, diz OMC
A contração do comércio mundial decorrente da crise econômica parece ter atingido seu máximo, devido à retomada observada na Ásia, disse nesta sexta-feira o diretor geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy.
Ele afirmou, no entanto, que é preciso evitar o "otimismo excessivo", ao destacar que o número de desempregados continua aumentando e que os efeitos políticos e sociais da greve ainda não foram notados completamente.
"Embora os mercados financeiros tenham mostrado recentemente sinais de estabilização e a contração do comércio já pareça ter atingido o fundo, ainda não está muito claro como vamos sair da crise e quanto tempo levaremos", declarou.
Lamy insistiu que, apesar de a Ásia ter iniciado a retomada de seu comércio, é preciso evitar "otimismo excessivo". Segundo ele, as perspectivas sobre a economia mundial ainda são frágeis e incertas.
O sinal mais recente sobre o comércio exterior na Ásia foi divulgado ontem: o governo do Japão informou que o país teve em junho o quinto superávit comercial consecutivo, de 508 bilhões de ienes (US$ 5,3 bilhões), o maior desde março de 2008.
Lamy considerou também animador o compromisso assumido pelos líderes mundiais de concluir a Rodada Doha em 2010. "Está claro que para nossos líderes políticos estamos entrando na reta final", declarou.

SÓ ISSO ?

Justiça determina retirada de nomes de aliados da família Sarney de logradouros públicos
Os aliados e a família do presidente do Senado, José Sarney, têm perdido prestígio no Maranhão. A Justiça determinou, nesta semana, a retirada de nomes de políticos ligados a família Sarney de logradouros públicos. Com a movimentação, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), antecipou-se e encaminhou para prefeitos e secretários uma recomendação para que seu nome seja retirado de todos os prédios públicos do Estado. O Tribunal de Justiça do Maranhão resolveu retirar o nome do ministro e ex-governador Edison Lobão (Minas e Energia) da avenida Litorânea e de uma escola de ensino médio, situada no centro de São Luís. O vice-governador João Alberto também perdeu a homenagem que recebeu da família Sarney no Centro de Processamento de Dados do Estado.
A governadora do Maranhão, que retoma os trabalhos no próximo dia 10, após se recuperar de uma cirurgia para a retirada de um aneurisma, foi alvo de uma deliberação do TJ em abril que pediu que a Passarela do Samba deixasse de ter o nome dela.
Diante da ofensiva, a governadora encaminhou um ofício no início do mês ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) solicitando a retirada do seu nome do prédio do órgão, construído e inaugurado durante o seu segundo mandato (1998-2002). Apesar de a homenagem ferir o artigo 37 da Constituição Federal, foi aprovada com a ajuda da Assembleia Estadual, que liberou a medida na Constituição do Maranhão.
Segundo o secretário de Comunicação Social do Maranhão, Sérgio Mesquita, Roseana encaminhou ontem uma recomendação para prefeitos e secretários para que retirem seu nome de prédios públicos e também assinou uma alteração constitucional vetando este tipo de prática. "Não houve nenhum ato ilegal, mas a governadora entende que o melhor é retirar todos os nomes. Até porque a Constituição Federal é soberana", disse.
Mesquita disse que não há ideia de quantos logradouros públicos levam o nome da governadora. O secretário disse que não poderia informar se Roseana também pediria a retirada do nome de outros integrantes da família que receberam homenagens, como seu pai, o senador José Sarney.
O presidente do Senado enfrentou problemas semelhantes ao de Roseana. Em 2006, a Justiça determinou que o prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região em São Luís, batizado em 1996, perdesse o nome de Sarney.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

cinema - ibirapuera ao ar livre

Ibirapuera faz sessões de cinema ao ar livre para 10 mil pessoas
Quem gosta de música brasileira, cinema francês e programas ao ar livre pode aproveitar os três ao mesmo tempo, de 24 a 26 de julho (sexta-feira a domingo), na parte externa do Auditório Ibirapuera (região sul da cidade de São Paulo).
O projeto Cinema ao Luar, inspirado nas atividades culturais francesas, oferece ao público paulistano projeções gratuitas de três longa-metragens, que são precedidos por apresentações dos músicos Carlos Malta, Laércio de Freitas e da Banda Mantiqueira, que sobe ao palco com a Orquestra Brasileira do Auditório.
Até 10 mil pessoas poderão assistir aos filmes "O Gosto dos Outros" (sexta, 24), "O Fabuloso Destino de Amélie Polain" (sábado, 25) e "Asterix e Obelix: Missão Cleópatra" (domingo, 26), que serão projetados na parede externa do Auditório, num espaço de 40m x 12m.
Conheça a programação completa do Cinema ao Luar:
Sexta-feira (24)19h - Carlos Malta + OBA (Orquestra Brasileira do Auditório)20h - "O Gosto dos Outros" ("Le Goût des Autres", 112')
Sábado (25)17h - Laércio de Freitas + OBA (Orquestra Brasileira do Auditório)18h - "O Fabuloso Destino de Amélie Polain" ("Le Fabulex Destin D'Amélie Poulain", 120')
Domingo (26)17h - Banda Mantiqueira + OBA (Orquestra Brasileira do Auditório)18h - "Asterix e Obelix: Missão Cleópatra" ("Asterix et Obelix: Mission Cléopâtre", 107')

senado brasileiro - conselho ética

Senadores querem antecipar reunião do Conselho de Ética para discutir caso Sarney
Os parlamentares do grupo que defende a saída do senador José Sarney da presidência do Senado vão se reunir amanhã para tentar uma manobra que antecipe a primeira reunião do Conselho de Ética para antes do fim do recesso parlamentar. Com essa antecipação, a defesa do próprio senador José Sarney, fica mais vulnerável,fazendo com que o mesmo se forçe a deixar o cargo. Com a denúncia de que o próprio Sarney se comprometeu a garantir a nomeação do namorado da neta será o motivo para a convocação dos senadores. O senador Buarque também pediu hoje a realização de uma espécie de plebiscito entre dos 81 senadores sobre a saída de Sarney na presidência do Senado. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) também solicitou que a situação do presidente fosse discutida em plenário. Dias também afirmou que com a nova denúncia, o conselho não seria capaz de arquivar o caso contra o presidente da Casa. "É a prova material dos fatos. Este fato por si só torna irreversível o acolhimento por parte do Conselho de Ética contra o presidente do Senado", disse.
Sarney tem seu nome envolvido em três denúncias feitas pelo senador Arthur Virgílio o senador afirmou hoje que apresentará requerimento de uma quarta denúncia.
O presidente do conselho, senador Paulo Duque, Renan Calheiros, tem autonomia de rejeitar sumariamente todas as denúncias.
Se o processo for aberto pelo conselho --atendendo a algumas exigências, como fundamento do pedido de investigação, fato determinado e cinco testemunhas que validem o documento, Sarney poderá ser afastado do comando da Casa.

presidente brasil - agricultores

Lula incentiva agricultores familiares a mudar os congressistas nas eleições
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva incentivou nesta quarta-feira (22) que os agricultores familiares promovam mudanças no Congresso Nacional nas próximas eleições e que debatam a questão eleitoral. Lula afirmou que muitas vezes o governo não envia algumas propostas para o Congresso com medo de perder na votação. Para Lula, isso deve motivar os agricultores familiares a debater a questão eleitoral e “tirar” do Congresso “quem não tem compromisso” com o país.
“Obviamente cada um estabelece a tática política que quer e a estratégia política que quiser, mas a minha política é de acumulação para não ter retrocesso. Muitas vezes, quando alguém quer que a gente mande uma coisa precipitada para o Congresso Nacional e muitas vezes o governo não quer mandar é porque a gente sabe que vai perder”, disse. Por isso, segundo ele, é preciso mudar os congressistas. “Então, ao invés de sofrer um retrocesso, vamos deixar como está. E ganhar força para mudar. Daqui um ano vai ter eleições e é hora de o povo fazer a mudança, melhorar, aprimorar, tirar quem não tem compromisso com esse país e colocar as pessoas que têm compromisso e essa é uma coisa que temos que debater”, incentivou. Lula disse que os agricultores não deveriam se portar com indiferença com as eleições, porque isso não dá bons resultados. “Porque se todo mundo ficar dizendo: eleição não é comigo, que não tenho partido, eu não me meto nisso, nós sabemos o resultado”, argumentou.

PROUNI - 2º ETAPA

ProUni inicia segunda etapa de inscrições; programa oferece 49 mil bolsas
Os estudantes interessados em concorrer a uma bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos) podem participar da segunda etapa de inscrições, que começa nesta segunda-feira e vai até a próxima sexta (24), exclusivamente pela internet.
Nesta nova rodada, serão oferecidas 49.157 bolsas pelo Ministério da Educação. Podem participar tanto candidatos que não participaram da primeira seletiva como como aqueles que se inscreveram, mas não foram selecionados.
O programa oferece bolsas a alunos de baixa renda que queiram estudar em instituições particulares do ensino superior. As bolsas integrais são reservadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50), por membro da família. As bolsas parciais, que custeiam 50% da mensalidade, podem ser pleiteadas por candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395) per capita.
Para participar, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista integral. O benefício também é estendido a pessoas com deficiência e a professores da rede pública. Para concorrer, o candidato precisa ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2008.
A previsão do ministério é divulgar, no dia 28, a lista dos alunos pré-selecionados na segunda etapa de inscrições. Mais informações podem ser obtidas no site do ProUni ou pelo telefone 0880-61-61-61.

CPI DO SENADO -BRASIL

Gravações ligam José Sarney a Agaciel e atos secretos no Senado

da Folha Online

Diálogos gravados pela Polícia Federal com autorização judicial, durante a Operação Boi Barrica, mostra a prática de nepotismo pela família Sarney no Senado e liga o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), ao ex-diretor-geral Agaciel Maia e aos atos secretos, segundo reportagem publicada hoje pelo jornal "O Estado de S.Paulo".
Em um dos diálogos, o empresário Fernando Sarney, filho do senador, diz à filha, Maria Beatriz Sarney, que mandou Agaciel reservar uma vaga para o namorado dela, Henrique Dias Bernardes.
A reportagem informa que em outra conversa, Fernando Sarney conversa com o filho João Fernando sobre o emprego dele como funcionário do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA)
Em diálogo com o filho, alvo da investigação, José Sarney caiu na interceptação. Segundo a gravação, o senador se compromete a falar com Agaciel para sacramentar a nomeação. O namorado da neta foi nomeado oito dias depois, por ato secreto.
O Senado tem hoje cerca de 10 mil funcionários, dos quais 3.000 são comissionados. Em toda a Casa, o maior número de atos secretos foi utilizado para nomeações e exonerações na Diretoria Geral, que esteve sob o comando de Agaciel de 1995 até março.
Sarney foi levado ao Conselho de Ética pelo PSOL e pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), por causa dos atos secretos. De acordo com o PSOL, 15 pessoas ligadas diretamente ao presidente do Senado teriam sido beneficiadas com os atos.
No dia 17, o presidente do Senado aproveitou a última sessão da Casa antes do recesso parlamentar para tentar minimizar os efeitos da crise na Casa Legislativa. Ele disse ser perseguido pela imprensa, mas garantiu que reerguerá a imagem do Senado.
"Nas três vezes [que assumi a presidência], encontrei o Senado em crise. Reergui-o nas três ocasiões", afirmou. "Os insultos e ameaças não me amedrontaram e não me amedrontam", reiterou.
Sarney se defendeu afirmando que jamais praticou um ato que não fosse amparado em sua conduta ética. "Meu trabalho exige a sedimentação de uma profunda consciência moral de minhas responsabilidades, a obstinada decisão de não cometer erros e jamais aceitar qualquer arranhão nos procedimentos éticos que devem nortear minha conduta. Não são palavras. São 50 anos de assim proceder."
Ele ainda citou palavras do filósofo Lucius Aneu Sêneca: "As grandes injustiças só podem ser combatidas com três coisas: silêncio, paciência e tempo".

COLESTEROL EM ADULTOS

Metade dos adultos com colesterol alto não trata a doença
Resultados de uma pesquisa brasileira inédita, feita com mais de 2.000 pessoas em 70 cidades, revelam um cenário preocupante: metade dos adultos com colesterol alto não trata o problema.
O estudo, feito pelo CLACC (Conselho Latino-Americano para Cuidado Cardiovascular), iniciativa que busca disseminar informações sobre tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, também aponta que menos da metade dos brasileiros dosa seu colesterol e que os médicos não conhecem bem as diretrizes do tratamento.
O objetivo do projeto era justamente avaliar a aderência dos pacientes ao tratamento, já que a falta dela é considerada um fator crucial para o aumento da incidência de problemas como infartos e derrames. Só no Brasil, as doenças cardiovasculares matam 300 mil pessoas a cada ano, e a Organização Mundial da Saúde estima um aumento de 250% nos casos até 2040.
Os voluntários responderam a um questionário fornecendo dados a respeito de dosagem de colesterol, diagnóstico de hipercolesterolemia e quais os tratamentos feitos. Quem não estava em tratamento respondeu ainda sobre os motivos da interrupção.
Os resultados revelaram que, entre os que sabiam estar com o colesterol alto, apenas 50% seguiam a terapia recomendada -23% tinham começado e parado e 27% nunca tinham tratado a doença.
"Trabalhos anteriores mostram que o tempo médio de uso de medicamentos é de 60 dias, mas o paciente só começa a ter benefícios após um ano de tratamento", diz o cardiologista Andrei Sposito, presidente do departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, e um dos autores.
Segundo a pesquisa, um dos fatores que atrapalham o tratamento correto é a desinformação. "A maioria dos pacientes não tem noção da gravidade de sua doença", diz Sposito. "O médico acha que a pessoa recebeu as informações adequadas, mas a mensagem não está chegando ao paciente."
Os pacientes costumam aderir mais ao tratamento se já vivenciaram o problema- quando, por exemplo, já foram vítimas de um infarto.
As consultas rápidas também parecem influenciar esse cenário. Entre as conclusões, os autores do trabalho apontam que a aderência ao tratamento está relacionada a consultas mais longas e detalhadas, mais informação sobre o problema e maior confiança no médico.
A pesquisa revelou ainda que menos da metade dos entrevistados (47%) tinha feito exame para dosagem de colesterol. Desses, 22% tinham hipercolesterolemia. O restante dos voluntários simplesmente não conhece suas taxas de colesterol sanguíneo.
Médicos
Outro braço da pesquisa ouviu cem cardiologistas de oito cidades (São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Recife) e constatou que só 12% deles calculam o risco do paciente por escalas específicas, como recomendado.
Além disso, apenas 31% dos médicos responderam corretamente sobre os valores desejáveis de LDL para pacientes de baixo risco. E menos da metade deles conhecia as metas para quem tem alto ou médio risco.
"A falta de conhecimento se estende a grande parte dos médicos", diz Sposito. Ele participou de um estudo com 2.056 profissionais (endocrinologistas, cardiologistas e clínicos-gerais) em 11 países, que mostrou resultados similares. "A prevenção é um trabalho de todos que deve começar na infância".
"Os resultados deixam claro que há muito espaço para melhorar a questão de aderência ao tratamento da hipercolesterolemia no Brasil, tanto por parte dos pacientes, como por parte dos médicos", diz o cardiologista Fernando Cesena, do Instituto do Coração, e consultor para o CLACC.

GRIPE SUÍNA - GRANDE ABC

Prefeitura confirma 15 casos de gripe suína em São Bernardo (SP); morte é avaliada
A PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, INFORMOU NESTA TERÇA FEIRA, QUE HÁ PESSOAS INFECTADAS PELA GRIPE SUÍNA, POIS, AS MESMAS VIAJARAM PARA PAÍSES COMO ARGENTINA,CHILE,PARAGUAI E ESTADOS UNIDOS, E NÃO SE PRECAVERAM PARA NÃO PEGÁ -LA. DE VEZ TER FEITO UM TESTE ANTERIORMENTE PARA QUE ISSO NÃO OCORRESSE, ESSAS PESSOAS NÃO O FIZERAM E AGORA ESTÃO DE CERTA FORMA EXCLUÍDAS DA SOCIEDADE, PARA QUE NÃO PASSE ESSA GRIPE ADIANTE.NESSES CASOS IMPORTANTES ,COMO ESTE TIVEMOS DOIS CASOS QUE NÃO FORAM IDENTIFICADOS DE IMEDIATO, POSSIBILITANDO QUE ESSAS DUAS PESSOAS, PEGASSEM NA CIDADE , E OUTRAS CINCO PESSOAS ESTÃO EM ESTADO GRAVE, POIS, NÃO TIVERAM PRECAUÇÃO E AO MESMO TEMPO O ORGANISMO DELES NÃO SUPORTOU ESSA DOENÇA, FICANDO ASSIM MAIS VULNERÁVEIS. NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE A CIDADE DE SÃO PAULO TEM MUITOS CASOS DE GRIPE SUÍNA, E MUITAS MORTES SENDO DIVULGADAS EM TODAS AS REGIÕES, E TAMBÉM É A SEGUNDA MAIOR CIDADE , QUE CORRELATA MORTALIDADE COM ESTE TIPO DE DOENÇA, SÓ PERDENDO PARA O RIO GRANDE DO SUL.
LEONARDO A. DE F. OLIVEIRA

PETROBRAS SOB INVESTIGAÇÃO

CPI da Petrobras ameaça "boom" do petróleo no Brasil
A CPI da Petrobras, está causando um dando enorme ao desenvolvimento do nosso governo , para que espalhemos as pesquisas em novas áreas onde há petróleo em nosso país. Este fato é muito ruim para a empresa, fazendo com que ela fique sob suspeita de fraudes, irregularidades em contratos de construção, superfaturamento na construção de uma refinaria, desvio de royalties, a suposta evasão de R$ 4,3 bilhões em impostos e irregularidades orçamentárias". Essas acusações só estão sendo feitas agora pelo Senado, já que o nosso e ex - presidente José Sarney, e presidente agora do Senado esta sendo investigado, e isso para tirar a atenção dos inquéritos do Senado que o mesmo responde , e se voltando para a CPI da Petrobras, , e assim desviar o seu fluxo para outro departamento.

terça-feira, 21 de julho de 2009

enem

Estar por dentro de atualidades ajuda na redação do Enem, afirmam especialistas
Saber o que está acontecendo no mundo pode ajudar na hora de fazer a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. "Da minha experiência nas provas do Enem, percebo que todas as redações do exame sempre têm foco em atualidades", diz a professora de português do Colégio Vértice, Liliana Castanho.
Veja todos os temas de redação já cobrados no Enem
Confira as provas anteriores do Enem
Para quem está apreensivo com o Enem, vai uma boa notícia: nada se altera na redação, diferentemente da parte objetiva do exame, que teve o número e o conteúdo das questões ampliados. "O modelo da redação será igualzinho ao dos anos anteriores. Não mudaram os critérios", afirma Heliton Ribeiro Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável por toda a logística e aplicação da prova.

Veja no álbum todos os temas de redação cobrados no Enem. A primeira edição da prova, em 1998, abordou a felicidade
PROFESSORES RECOMENDAM TREINO
VEJA REDAÇÕES DA FUVEST
TEMAS QUE CAEM NO VESTIBULAR
ESTUDE COM PROVAS ANTERIORES
A redação contará como parte da nota da seleção de calouros para universidades e institutos federais.
USP, Unesp, Unicamp e mais 60 instituições públicas vão aceitar o Enem 2009 no vestibular
Veja a lista de universidades que vão adotar o Enem 2009 no vestibularDurante as próximas terças e quintas-feiras, o UOL Vestibular trará uma série de matérias com dicas para você se preparar para o Enem 2009.
O que deve ter uma boa redação?A redação, segundo a professora Liliana, deve seguir, primeiramente, a estrutura do texto dissertativo, com a tese, a defesa da tese e a conclusão: "Escrever dessa maneira já é meio caminho andado. O que os examinadores querem ver é se o estudante consegue colocar suas ideias no papel, com argumentos sólidos, e sem fugir do tema".Uma bom início para uma redação de sucesso, segundo a professora, está no rascunho do texto. "É muito importante o rascunho, porque nele você tem a liberdade para ler mais uma vez, mudar. Não basta só elencar os argumentos em itens e escrever. É preciso fazer o esboço do texto e só depois escrever a caneta", diz.
Como se preparar?Para se preparar para a redação, Liliana dá a seguinte dica: "O estudante tem que ter leitura; se ele não tem, não consegue redigir, porque não terá argumentos", diz. "A leitura de ensaístas que tratem de temas como educação, saúde, política, conflitos religiosos e raça, por exemplo, pode ajudar a formar bons argumentos na hora de fazer o texto"."Prestar bastante atenção nas matérias de história, geografia, filosofia e biologia também ajuda o aluno do ensino médio a ter repertório para a redação; assim, ele pode 'fazer a ponte' entre o que é ensinado e o que é pedido no Enem", diz.Outra dica da professora é treinar a escrita, tentando elaborar textos a partir de propostas anteriores do Enem ou dos grandes vestibulares: "Em casa, o estudante pode pegar os temas que já foram cobrados, procurar textos relacionados, construir seus argumentos e escrever. Se ele tiver boa vontade, há muito material disponível nas universidades, na internet".
Dois meses antes da provaRepertório também é palavra-chave para um bom texto na opinião do coordenador de gramática, texto e redação do curso Anglo, Francisco Platão Savioli, junto com o domínio da língua portuguesa: "O conhecimento do código exige aprendizado de longo prazo. Mas para o repertório, quanto mais antenado o candidato estiver, tanto mais 'bala na agulha' para argumentar ele vai ter".Se você está por fora dos assuntos atuais há uma orientação: "Durante os próximos dois meses antes da prova, é bom dar uma lida nos jornais. Também vale acompanhar os programas de televisão mais analíticos", diz o professor. Na opinião de Savioli, o importante ao ler as notícias é estimular o poder de crítica - questionando os argumentos dos entrevistadores e dos textos.
Temas da redação do Enem de acordo com Savioli, tentar adivinhar os temas cobrados na dissertação do Enem não ajuda em nada. "O conhecimento prévio do tema pode levar professores a prepararem todos os alunos da mesma maneira. Isso é fatal para a redação, pois ela é feita para avaliar a capacidade de construir um texto próprio e de ter uma reflexão personalizada", diz.Por sua experiência com vestibulares e com o Enem, Savioli divide os temas de dissertação em três grandes áreas:
assuntos que tratam do indivíduo e temas filosóficos - por exemplo, realização profissional, felicidade, amor, paixão, depressão, estresse;
a relação do indivíduo com a sociedade - por exemplo, política, solidariedade, relações de poder, cotas, preconceito racial;
a relação do indivíduo com o universo biofísico - por exemplo, poluição ambiental, utilização de recursos não-renováveis, preservação do meio ambiente.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

MEIO AMBIENTE

RECIFES E CORAIS DESAPARECERÃO NESTE SÉCULO



AINDA NESTE SÉCULO, OS RECIFES E CORAIS PODEM DESAPARECER COM O CO2 ( emissões de dióxido de carbono ), NÃO SEJAM DIMINUÍDOS A TEMPO. A PREVISÃO DE QUE ISSO ACONTEÇA , É QUE ANTES DE 2050 SEJA ALCANÇADA DE CO2 MUITO EXTENSA NA ATMOSFERA , E PREJUDICANDO ASSIM ESSE MEIO DE VIDA IMPORTANTE NA VIDA MARINHA. PARA QUE ISSO NÃO OCORRA TEMOS DE DIMINUIR A POLUIÇÃO DE CO2 DE 450 PPM PARA UM MÁXIMO DE 320 PPM, PARA QUE ESTES CORAIS E RECIFES NÃO DESAPAREÇAM POR COMPLETO ATÉ 2050, TEMOS DE MUDAR A NOSSA NATUREZA E TERMOS MAIS CONSCIÊNCIA DO QUE ESTAMOS FAZENDO PARA QUE ISSO NÃO OCORRA DRASTICAMENTE.

LEONARDO A. DE F. OLIVEIRA

educação

Ministério publica normas para remuneração de professor substituto


O Diário Oficial da União desta segunda-feira (20) divulgou as normas que vão definir os salários de professores substitutos na administração pública federal. A medida vale para as carreiras de magistério superior, de ensino básico e tecnológico e do Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal.Segundo a orientação normativa nº 2, do Ministério do Planejamento, a remuneração do professor substituto deverá corresponder ao padrão inicial da classe em que esteja sendo realizada a substituição. E o valor pago deverá levar em conta as parcelas que compõem a remuneração do cargo - vencimento básico (VB) e retribuição de titulação e gratificações previstas na carreira. A quantia paga ao substituto não poderá ser superior ao valor fixado para os servidores efetivos em final de carreira.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

LIBERTADORES 2009

O TIME BRASILEIRO , APRENDEU MAIS UMA VEZ COMO É DURO JOGAR CONTRA TIMES ARGENTINOS EM QUALQUER FINAL, SEJA ATÉ NA BOLINHA DE GUDE, POIS, O TIME BRASILEIRO ONTEM , RELAXOU EM CAMPO DEPOIS DE TER FEITO O GOL INICIAL QUE PODERIA TER -LHE DADO O TÍTULO. CONTUDO , HÁ UM TIME ARGENTINO, QUE NÃO TEM MEDO DA ADVERSIDADE E FOI PARA CIMA, JÁ QUE O TIME BRASILEIRO TINHA RECUADO, E ACABOU LEVANDO O CANECO POR DUAS FALHAS INCRÍVEIS DA DEFESA BRASILEIRA. TEMOS FUTEBOL PARA GANHAR DE QUALQUER TIME SIM, PORÉM, NÃO TEMOS GARRA DE SAIR DA ADVERSIDADE NO PLACAR, ESSE FOI O DIFERENCIAL DE AMBOS OS TIMES.
LEONARDO A.DE F.OLIVEIRA

SENADO BRASILEIRO

O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que torna mais rígida a punição nos casos de exploração sexual e prostituição de menores, além de aumentar determinadas penas. A proposta será enviada agora à Câmara dos Deputados. Apresentado pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia, o texto propõe alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente, na lei de crimes hediondos e na lei de prisão temporária. O relator da matéria, senador José Nery (PSOL-PA), informa em seu parecer que o projeto amplia os casos passíveis de punição ao incluir neles quem aliciar, agenciar, atrair ou induzir crianças ou adolescentes à exploração sexual ou à prostituição.
Ele destaca ainda que a proposta aumenta as penas daqueles que praticarem tais crimes "mediante violência ou grave ameaça" e "de quem tira proveito da exploração ou participa de seus lucros".
Nesse último caso, o texto prevê, como efeito automático da condenação, a cassação da licença de localização e de funcionamento do estabelecimento, além da perda de valores e bens móveis e imóveis utilizados na exploração do menor.
José Nery também informou que o projeto determina pena de reclusão de três a oito anos para quem "se aproveita da vítima [o menor] em situação de exploração sexual, de prostituição ou de abandono".
Ao defender a matéria, o senador argumentou que essas medidas visam "corrigir imperfeições" do Estatuto da Criança e do Adolescente que, segundo ele, impedem que muitos criminosos sejam punidos. Quanto às emendas que apresentou ao texto, ele disse que foram necessárias para "proceder a alguns ajustes no projeto original, a fim de cumprir acordo com o Ministério da Justiça".
LEONARDO A.DE F. OLIVEIRA

GRIPE SUÍNA

NO NOSSO PAÍS ESTA GRIPE SUÍNA COMO É CHAMADA, VEIO PEQUENA DEMAIS, PORÉM, ISTO NÃO COTACTADO IMEDIATAMENTE E SE ALASTRA PELO BRAISL INTEIRO, HAJA, VISTA QUE TEMOS QUATRO MORTES DESTE TIPO. AS DUAS MORTES MAIS RECENTES , SÃO DE PESSOAS QUE CONTRARIARAM A DOENÇA E NÃO TIVERAM O ORGANISMO PREPARADO PARA TAL FEITO E NÃO RESISTIRAM. AGORA AS AUTORIDADES BRASILEIRAS ENTRAM EM DÚVIDA , POIS, NÃO SABEM DIREITO COMO REAGIR A ESSA GRIPE QUE CHEGA AO NOSSO PAÍS, E PODEREMOS TER UM COLAPSO DELA NO NOSSO PAÍS, JÁ QUE NÃO TEM TEMPO DETERMINADO PARA QUE ISSO SE RESOLVA. OS PAÍSES , COM MAIOR FREQUENCIA DESTA GRIPE , SÃO CHILE E ARGENTINA, PARA QUEM VAI VIAJAR PARA LÁ TEM DE SE PRECAVER TANTO NA IDA QUANTO NA VOLTA, POIS, ISSO ESTA ALASTRANDO - SE DEPRESSA DEMAIS NO NOSSO PAÍS. ISSO FAZ COM QUE HAJA, UMA DIFERENÇA DIRETA NAS CLASSES SOCIAIS, QUE PODEM PEGAR ESSA GRIPE , DE UMA HORA PARA OUTRA, COM PESSOAS DE CLASSES SOCIAIS MELHORES.
LEONARDO A. DE F. OLIVEIRA

LIBERTADORES 2009

O TIME BRASILEIRO , APRENDEU MAIS UMA VEZ COMO É DURO JOGAR CONTRA TIMES ARGENTINOS EM QUALQUER FINAL, SEJA ATÉ NA BOLINHA DE GUDE, POIS, O TIME BRASILEIRO ONTEM , RELAXOU EM CAMPO DEPOIS DE TER FEITO O GOL INICIAL QUE PODERIA TER -LHE DADO O TÍTULO. CONTUDO , HÁ UM TIME ARGENTINO, QUE NÃO TEM MEDO DA ADVERSIDADE E FOI PARA CIMA, JÁ QUE O TIME BRASILEIRO TINHA RECUADO, E ACABOU LEVANDO O CANECO POR DUAS FALHAS INCRÍVEIS DA DEFESA BRASILEIRA. TEMOS FUTEBOL PARA GANHAR DE QUALQUER TIME SIM, PORÉM, NÃO TEMOS GARRA DE SAIR DA ADVERSIDADE NO PLACAR, ESSE FOI O DIFERENCIAL DE AMBOS OS TIMES.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

LIBERTADORES 2009

NESTE MOMENTO A LIBERTADORES DESTE ANO SERÁ DECIDIDA ENTRE UM PAÍS ARGENTINO E UM BRASILEIRO. SE O TIME BRASILEIRO NÃO TOMAR CUIDADO É BEM PROVÁVEL QUE ACONTEÇA , COMO ANTES PERCA A TAÇA PARA UM TIME , MAS EU NA MINHA OPINIÃO NÃO ACREDITO QUE ISSO ACONTEÇA,CASO ACONTEÇA SERÁ UM DESASTRE ENORME PARA O NOSSO FUTEBOL QUE AINDA NÃO APRENDEU A SAIR DO ESQUEMA DE OUTROS PAÍSES, DE UMA MARCAÇÃO MAIS DURA E QUE MONTAM UMA LINHA DE QUATRO JOGADORES. HOJE A NOITE , SERÁ UMA PROVA DE PACIÊNCIA PARA O TIME BRASILEIRO, TENDO DE SUPERAR TUDO ISSO E MAIS UM POUCO SE QUISER VINGAR INTERNACIONALMENTE.

LEONARDO A. DE F. OLIVEIRA

terça-feira, 14 de julho de 2009

PREFEITURA SÃO PAULO

Prefeitura cobra IPTU de R$ 500 milhões de dez imóveis de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo cobra um valor que supera meio bilhão de reais de seus dez maiores devedores de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O dado consta de um levantamento inédito enviado pela Procuradoria Geral do Município à CPI da Câmara que investiga os grandes devedores da cidade.O Jockey Club aparece no topo da lista, com uma dívida estimada em R$ 146,6 milhões. O local, que cobra R$ 5.000 pelo título e R$ 240 de mensalidade de seus sócios, é alvo de um debate interno no governo municipal, que estuda desapropriar o clube e transformá-lo em parque público. Entre os dez maiores devedores, três são empresas públicas --Ceagesp, Correios (ambas ligadas ao governo federal) e SPTuris (empresa municipal de turismo)-- e três estão na avenida Paulista: Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social, hospital Santa Catarina e fundação Cásper Líbero. Segundo o levantamento, há ainda 362 devedores com débitos superiores a R$ 1,6 milhão --considerados "grandes devedores" pela prefeitura e cujos débitos representam 80% de todo o IPTU sobrado na capital. Entre eles estãograndes shoppings da cidade. Com os R$ 500 milhões desses devedores seria possível construir todas as creches necessárias a fim de zerar o déficit de cerca de 80 mil vagas, promessa de campanha do prefeito Gilberto Kassab (DEM).

SANTOS F.C.

O TIME DO SANTOS É BOM NINGUÉM DUVIDA DISSO, FAZ MUITOS GOLS É VERDADE, PORÉM A SUA DEFESA É MUITO VULNERÁVEL, TANTO É QUE O ÚLTIMO JOGO LEVOU APENAS SEIS GOLS. OS TORCEDORES, TEM DE TER PACIÊNCIA COM ISSO , SE NÃO HÁ RESULTADO POSITIVO, É PORQUE O ESQUEMA ESTÁ FALHANDO E TEM DE SER CORRIGIDO DE IMEDIATO PELO TÉCNICO, E NÃO DISPENSAR O TÉCNICO COMO FEZ A DIREÇÃO SANTISTA. COMO O NOSSO FUTEBOL É FEITO DE RESULTADOS, QUALQUER QUE SEJA O PLACAR, TEMOS DE NOS PRECAVER MUITO POIS, PRECISAMOS TER OPÇÕES QUANDO ISSO ACONTECER COM O TÉCNICO. O EX-TÉCNICO MANCINI, É MUITO BOM, PORÉM, DEU CERTO ATÉ PERDER DE GOLEADA PARA O VITÓRIA E SEUS PRINCIPAIS JOGADORES PERDEREM INÚMEROS GOLS, NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA MESMO PORQUE ELE NÃO JOGA, E SIM PASSA INSTRUÇÕES. SE O SANTOS PRECISAR DE UM TÉCNICO REALMENTE DURO, PODEM COLOCAR O SERGINHO CHULAPA , QUEM SABE ASSIM OS JOGADORES NÃO APRENDEM A JOGAR MAIS.
LEONARDO A. DE F. OLIVEIRA

FUTEBOL BRASILEIRO

O NOSSO FUTEBOL É MUITO PRAGMÁTICO, NÃO SABEMOS SAIR DE UMA MARCAÇÃO MAIS DURA, OU QUANDO FAZEM UMA LINHA DE QUATRO , ISSO JÁ VEM DE LONGA DATA E TODOS OS TIMES JOGAM ASSIM CONTRA A GENTE,SENDO JOGOS ENTRE SELEÇÕES. A MAIORIA DOS JOGADORES SÃO DE FORA, E OS QUE TEM POR AQUI , NÃO SÃO MUITO VISTOS . OS JOGADORES BRASILEIROS QUE ESTÃO NA EUROPA , SÃO MAIS FÁCIL DE SER CONVOCADOS DO QUE OS QUE ESTÃO AQUI, POIS, SE MONTARMOS UMA SELEÇÃO DENTRO DO NOSSO PAÍS VEREMOS QUE TEMOS UM TIME , PARA COMPETIR DE IGUAL PARA IGUAL COMO QUALQUER OUTRA SELEÇÃO , BASTA QUERER VER MAIS OS JOVENS TALENTOS QUE ESTÃO DENTRO DO NOSSO PAÍS.
LEONARDO A.DEF. OLIVEIRA

FUTEBOL

O NOSSO PAÍS ESTÁ VIVENDO UMA SÉRIE DE MUDANÇAS NO FUTEBOL, CONTUDO AINDA EXITEM AQUELES QUE AINDA JOGAM SOMENTE COM O NOME, E NÃO AJUDAM O CLUBE EM PARTIDAS INTERESSANTES E IMPORTANTES. COMO ATUALMENTE, A FASE É MUITO BOA PARA OS NOSSOS GOLEIROS, INDEPENDENTE DO TIME , TEMOS UMA CARÊNCIA ENORME NAS LATERAIS E PONTAS QUE POR SUA VEZ NÃO EXISTEM MAIS POR AQUI, E SIM JOGADORES QUE NÃO SÃO PONTAS E QUE OCUPAM OS ESPAÇOS DOS LATERAIS. NESTE CASO, TEMOS DE FORMAR PONTAS GENIAIS , JÁ QUE FORAM ESQUECIDOS COM O PASSAR DO TEMPO.
LEONARDO A.DE F.OLIVEIRA

POLÍTICA

O CONGRESSO NACIONAL, FINALMENTE MANDOU REVER ATOS DOS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS, AO LONGO DE SEUS 15 ANOS, QUEM SABE ASSIM OS NOSSOS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS, SEJAM TODOS EXONERADOS DO CARGO QUE EXERCEM, INCLUINDO O EX- PRESIDENTE DO SENADO JOSÉ SARNEY.
AGORA , SE FOREM SOMENTE PARA AVALIAR UM ÚNICO SENADOR , OU COISA DESTE GÊNERO, O NOSSO PAÍS NÃO ANDARÁ PARA FRENTE NUNCA E SIM HAVERÁ UM RETROCESSO POLITICO. TEMOS DE REVER ESSES CONCEITOS, JÁ QUE ESTAMOS LAVANDO A ROUPA SUJA NESTE ANO DE 2009, E COLOCAR GENTE ÍNTEGRA NESSES CARGOS, E QUE REALMENTE QUEIRAM EXERCÊ - LO . A MAIOR PARTE DO ORÇAMENTO BRASILEIRO ESTÁ POR LÁ ,DEVIDO AOS SEUS AUMENTOS ANUAIS QUE TANTO OS DEPUTADOS E SENADORES RECEBEM PARA FICAREM POR LÁ , ESSES AUMENTOS PODERIAM AJUDAR A POPULAÇÃO BRASILEIRA EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E PRINCIPALMENTE NO SALÁRIO MÍNIMO,QUE HOJE É UM TERROR.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

PRIMEIRO EMPREGO

Profissões do futuro
A partir de 2010, alguns empregos se tornarão cada vez mais valorizados (e bem renumerados). Descubra quais são eles e como fazer para se formar e conseguir uma das vagas
Texto
Daniele Maia

O ramo da gastronomia está investindo cada dia mais em chefs de cozinha com bons currículos
Prato do dia: seu emprego Confira as áreas, os cursos, as profissões, os salários e os locais para você se formar CONFIRA:
Alimentação
Sofisticados restaurantes têm aberto mais vagas para chefs com especialização e formação acadêmica. GASTRONOMIA Salário inicial R$ 1.600. Onde fazer Universidade Federal Rural de Pernambuco (www.ufrpe.br). Duração 4 anos. Mensalidade Grátis.
Engenharia de petróleo
Com as novas descobertas de reservas, a procura por profissionais de plataformas, refinarias e petroquímicas tende a crescer. TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS Salário inicial R$ 1.061 (tecnólogo em petróleo). Onde fazer Uninorte, em Manaus, AM (www.uninorte.com.br). Duração 3 anos. Mensalidade R$ 472,50.
Lazer
A estabilidade econômica do país tem feito mais gente viajar e, por isso, surgem mais vagas na hotelaria. TURISMO Salário inicial R$ 1.079. Onde fazer Universidade Federal do Maranhão (www.ufma.br). Duração 4 anos. Mensalidade Grátis.
Meio Ambiente
O profissional que lida com a preservação da natureza será ainda mais requisitado em instituições particulares, públicas e ONGs. ENGENHARIA AMBIENTAL Salário inicial R$ 1.489 (engenheiro júnior). Onde fazer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (www.ufrgs.br). Duração 5 anos. Mensalidade Grátis.
Mercado Internacional
A globalização da economia e o aumento de parcerias comerciais ampliou o setor. Quem trabalha nessa área pode atuar em multinacionais, bancos, ONGs e embaixadas. RELAÇÕES INTERNACIONAIS Salário inicial R$ 1.942 (analista júnior de comércio exterior). Onde fazer Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, RJ (www.estacio.br). Duração 4 anos. Mensalidade R$ 804,49.
Saúde
Um das carreiras mais promissoras do setor é a biomedicina, que pesquisa as doenças, o desenvolvimento e a possível cura. BIOMEDICINA Salário inicial R$ 2.236 (analista clínico). Onde fazer Uninove, em São Paulo, SP (www.uninove.br). Duração 4 anos. Mensalidade A partir de R$ 359.

CPI PETROBRAS - 2009


Semana no Congresso terá como destaque a instalação da CPI da Petrobras Parlamentares também votarão a Lei de Diretrizes Orçamentárias.Crise continua dominando o noticiário do Senado.
última semana de trabalhos no Congresso antes do recesso parlamentar, previsto para ser iniciado no dia 18, tem como destaque a instalação da CPI da Petrobras, anunciada para terça-feira (14) no Senado. Na reunião marcada para às 15h deverão ser eleitos o presidente e o relator da comissão parlamentar de inquérito.Depois de um longo período de obstrução, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou na última quinta (9) a disposição da base governista para abrir os trabalhos da CPI. Ele, porém, avisou que o governo não pretende dividir o comando da comissão com a oposição. “O governo vai ficar com a relatoria e a presidência. Não há negociação com a oposição,” disse Jucá, na ocasião. Também na última quinta, o peemedebista afirmou que a instalação da CPI atende a uma “convocação” do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
LDO. Na mesma terça, está prevista a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010, no plenário da Câmara. O texto que será apreciado pelos deputados foi aprovado pela Comissão Mista de Orçamento na semana passada, com a retirada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do cálculo do superávit primário.A medida permitirá que governo federal cumpra as ações do programa sem se preocupar em acumular poupança para pagar juros da dívida pública. Outra alteração no projeto é a possibilidade de os parlamentares apresentarem emendas ao orçamento para obras do PAC.
Crise

Embora haja grande expectativa pela abertura da CPI da Petrobras e pela aprovação da LDO – os parlamentares só poderão entrar em recesso após a apreciação do tema –, os debates sobre a crise do Senado devem continuar dominando o noticiário desta semana. Partidos de oposição defendem o afastamento de Sarney do cargo de presidente da Casa. Ele, no entanto, nega a possibilidade.A crise foi gerada pelas denúncias de atos secretos, irregularidades em nomeações e contratos do Senado. Na última quinta (9), o jornal "O Estado de S. Paulo" publicou reportagem na qual afirma que a Fundação José Sarney desviou para empresas fantasmas e da família do presidente do Senado dinheiro da Petrobras repassado em forma de patrocínio para um projeto cultural que nunca saiu do papel. Em nota, Sarney transferiu aos administradores da fundação a tarefa de prestar esclarecimentos sobre o caso e disse que "não tem responsabilidade sobre a fundação".

No sábado (11), Sarney se defendeu de acusação de que
teria uma conta no exterior em seu nome. Ele disse que vai pedir nesta segunda (13) à Procuradoria-Geral da República que investigue a existência de supostas contas no exterior no nome dele

sexta-feira, 10 de julho de 2009

HÁ SALVAÇÃO ?


BRASIL POLÍTICA 2009
NESTE PAÍS CHAMADO BRASIL , HÁ SALVAÇÃO NA ÁREA DA POLÍTICA ?
A CADA ANO QUE SE PASSA, ESTA ÁREA É MUITO BEM PRIVILEGIADA, HAJA VISTA OS DEPUTADOS E SENADORES FEDERAIS, QUE MAL SÃO JULGADOS POR TEREM ROUBADO DINHEIRO PÚBLICO.
A SOCIEDADE COBRA DE CADA GOVERNO QUE ENTRA MAIS RIGOR, MAS SERÁ QUE EXISTE RIGOR , EM SE TRATANDO DE DEPUTADOS E SENADORES FEDERAIS, POR PARTE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E DA CÂMARA FEDERAL.?
O GOVERNO FEDERAL ARRECADA MUITO DINHEIRO DAS CLASSES MAIS BAIXAS, COM DIVERSOS IMPOSTOS NAS DIVERSAS CONTAS EM QUE TEMOS,SEM SABER O QUE É REALMENTE COBRADO NELAS, POIS, NÃO VEM ESPECIFICADO PARA A POPULAÇÃO.
O GOVERNO FEDERAL,TAMBÉM COBRA QUE OS CIDADÃOS DESSAS CLASSES SOCIAIS MAIS BAIXAS VOTEM, PARA PARTICIPAR DE CONCURSOS E PARA MANTER O SEU NÚMERO DO CPF REGULARIZADO, AO CONTRÁRIO DA ELITE, POIS, PAGAM AS CONTAS COM DINHEIRO PÚBLICO E AINDA PODEM SE CANDIDATAR PARA QUALQUER CARGO SEM RESTRIÇÃO. DESTE JEITO O NOSSO PAÍS TEM DE REVER ALGUNS CONCEITOS , SOBRE LEIS E POLÍTICA E APLICÁ -LAS PARA TODOS POR IGUAL SEM EXCEÇÃO.
MAS ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECE, CONTINUAMOS A VER ESSES POLÍTICOS SEMPRE SE VANGLORIANDO CADA VEZ MAIS, E DANDO RISADA DO ELEITOR.
LEONARDO A.DE F.OLIVEIRA

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Uganda proibirá mutilação

Uganda proibirá mutilação da genitália feminina

De acordo com o dicionário Aurélio, o verbo “mutilar” quer dizer “privar [alguém ou a si mesmo] de algum membro ou de alguma parte do corpo”. Mas a depender do lugar e da cultura, essa palavra pode adquirir muitos outros significados. No caso das mulheres que têm a genitália arrancada, por exemplo, é sinônimo de um sofrimento inominável. Trata-se de uma sentença a uma vida inteira sem qualquer sensibilidade, com o corpo deformado e sem prazer.

Muito criticada pelo Ocidente, a prática permanece viva em alguns rincões do planeta, principalmente na África. “Não mais em Uganda”, anunciou o presidente Yoweri Museveni. Ele informou hoje à imprensa que o Parlamento do país aprovará, em breve, uma lei que proíbe a mutilação da genitália feminina.

“Vocês interferem na obra de Deus. Alguns dizem que é cultura. Sim, apóio a cultura, mas vocês devem apoiar uma cultura que seja útil e baseada em informação científica”, declarou Museveni, referindo-se às tribos que vêem nesse ato um ritual imprescindível. Conforme noticiaram agências internacionais, o presidente também lembrou que a Organização das Nações Unidas aprovou no ano passado uma resolução determinando que essa prática viola os direitos das mulheres e aumenta o risco de contrair HIV, assim como as taxas de mortalidade materna e infantil.

Recentemente li a biografia da ex-deputada naturalizada holandesa Ayaan Hirsi Ali, Infiel. Nascida e criada na Somália, a autora teve seu clitóris mutilado ainda jovem, por ordem da avó materna. A narrativa que ela faz da cena é uma das descrições mais impressionantes e chocantes que já vi. Do corte inicial sem qualquer anestesia até a primeira vez que ela urina após o procedimento, fiquei atenta, apreensiva, com os olhos cheios de lágrimas.

Não há qualquer poesia ou romantismo nisso. É a realidade mais dura, colocada diante do leitor a sangue frio. Uma violência que, segundo dados da ONU, já afetou em 100 milhões e 140 milhões de mulheres em todo o mundo. Espero que Uganda consiga de fato discutir a diferença entre cultura e mutilação e que ecoe isso para os quatro cantos do planeta.

domingo, 5 de julho de 2009

BOLSA DE VALORES

Após 4 meses, saldo de capital estrangeiro volta a ficar negativo na Bolsa
da Folha Online
Os investidores estrangeiros tiraram mais de R$ 1 bilhão da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) ao longo de todo o mês de junho. Trata-se do primeiro saldo negativo após quatro meses em que as compras de ações superaram as vendas, com destaque para o resultado histórico de maio (R$ 6,08 bilhões).
Em junho, as vendas de ações por não-residentes atingiram a casa dos R$ 41,543 bilhões, uma diferença de R$ 1,093 bilhão sobre o total de ações compradas no mesmo período. O saldo continua positivo no semestre, em R$ 10,107 bilhões.
Os estrangeiros respondem por 35% do volume de negócios mensal da Bolsa brasileira. A recuperação do índice Ibovespa, que saltou do patamar dos 37 mil para os 51 mil pontos em seis meses, é em grande parte atribuída ao fluxo de capital estrangeiro.
Realização de lucros
Analistas afirmam que a "fuga" dos estrangeiros se deve a um movimento massivo de "realização de lucros", no jargão do mercado. Como a Bolsa subiu muito rápido e com muita força (35,4% entre o final de janeiro e maio), vários investidores optaram por vender os papéis que mais valorizaram, ou que ficaram "caros" demais, embolsando os ganhos do período.
Colaborou para esse movimento as incertezas sobre a economia global. Embora tenha se consolidado entre economistas a percepção de que a pior fase da crise mundial já passou, há muitas dúvidas sobre o ritmo de saída dos países do "buraco" da recessão.
Maior economia do planeta, os EUA observaram vários setores de sua economia "pararem de piorar", mas o quadro geral ainda é frágil: ontem, muitos tomaram um susto com a deterioração do mercado de trabalho americano : no mês passado, esse país perdeu 467 mil postos de trabalho, e a taxa de desemprego chegou a 9,5%, contra 9,4% em maio.

Sociedade e Ciência

Mulheres que dormem pouco têm mais problemas de coração
As mulheres que não dormem as horas necessárias têm mais risco do que os homens de sofrer doenças cardíacas, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (1º) por especialistas das universidades de Warwick e Londres.
Os pesquisadores descobriram que os marcadores que indicam doenças cardíacas variavam consideravelmente com as horas que as mulheres dormiam. Segundo a análise, os especialistas descobriram que os níveis de Interleucina-6 (IL-6), um desses marcadores, eram muito mais baixos em mulheres que dormiam oito horas, em comparação com as que dormiam sete.
Outro marcador, o hs-CRP, que pode prever a morbidade cardiovascular, era consideravelmente mais alto em mulheres que diziam dormir cinco horas ou menos.
A professora de bioquímica que liderou o estudo, Michelle Miller, da Universidade de Warwick, afirma que o estudo acrescenta mais peso à relação entre o sono e os problemas cardíacos.
"Apoia a ideia de que dormir pouco está associado a um aumento do risco cardiovascular e que a associação entre a duração do sono e os fatores cardiovasculares são diferentes em homens e mulheres", diz Miller.
A análise é baseada em uma pesquisa realizada com 4,6 mil participantes de entre 35 e 55 anos.

Madonna - Homenagem a Michael Jackson

Madonna homenageia Michael Jackson com ajuda de sósia

da Associated Pressda Efe

Como prometido, a cantora pop Madonna fez um tributo a Michael Jackson neste sábado (4), no mesmo local onde o astro pop realizaria sua volta aos palcos, ao dançar com um sósia os tradicionais passos de Michael. Cerca de 23 mil pessoas estavam no show, na Arena O2, em Londres, palco que receberia os 50 shows do cantor que morreu aos 50 anos. Durante o show, uma imagem do jovem Michael Jackson apareceu no palco enquanto Madonna cantava "Holiday". Neste momento, um sósia, usando jaqueta, camiseta, luva e meias brancas, entrou no palco. A música, então, mudou para "Wanna Be Starting Something", de Jackson.
Depois do número, Madonna pediu: "Vamos aplaudir um dos maiores artistas que o mundo já conheceu". No número final, Madonna e seus dançarinos também apareceram com luvas e jóias na mão direita, como tributo ao apetrecho usado pelo cantor.




Funeral


A Polícia de Los Angeles planeja uma grande operação para o funeral de Michael Jackson na próxima terça-feira (7), um evento cuja segurança será responsabilidade da cidade, embora as autoridades já tenham pedido ajuda ao setor privado.
O funeral será transmitido de forma gratuita no mundo todo e poderá ser assistido pelas 17.500 pessoas que conseguirem uma das entradas gratuitas, que serão distribuídas em um sorteio.
Menos de oito horas depois do anúncio, feito ontem, cerca de 525 mil pessoas já tinham se registrado para tentar um ingresso.

Informática

Programas de edição facilitam a vida de profissionais da área

DANIELA ARRAISda Folha de S.Paulo

Profissionais das áreas de cinema e vídeo revelam como começaram suas carreiras e que programas de edição costumam usar. A Folha conversou com três deles.
Eliza Capai trabalha como free-lancer e edita conteúdos variados para TVs e documentários. "Comecei com o Adobe Premiere. Hoje em dia uso Final Cut", diz.
Arquivo pessoal
O cineasta Daniel Augusto, que edita seus projetos autorais no programa Final Cut, que considera como "simples e eficaz"
"A cada dia os programas ficam mais simples. Mesmo os profissionais vão ficando mais intuitivos. A molecada que começa hoje tem acesso muito mais rapidamente a programas que resolvem a edição e a formatos de gravação mais simples."
De março a setembro do ano passado, Eliza viajou do Panamá a Nova York realizando uma série sobre a América Central. "Em uma mochila de seis quilos, eu tinha o equivalente a uma produtora. Editava o material de onde estivesse e enviava por FTP para as emissoras de TV", diz.
"O que eu achava mais fantástico era que ia para as cidades, produzia e gravava e, na hora de editar, escolhia o lugar mais bonito e sentava lá. Já editei na base de um vulcão na Nicarágua. Abria o laptop, só precisava de energia elétrica e começava meu trabalho", afirma.
O resultado da viagem você confere em www.tal.tv/central-artes.asp.
Daniel Guarda começou a trabalhar com vídeos em 2001, por conta de um trabalho da faculdade de comunicação audiovisual. Um amigo dele tinha um computador G3, da Apple, com o iMovie, software de edição de vídeo, instalado.
"Foi bom porque aprendi alguns termos técnicos e alguns macetes de linguagem, em casa mesmo, de uma forma divertida e interessante. Isso me ajudou a, mais adiante, ter facilidade para entender o funcionamento de softwares profissionais."
Depois de formado, Guarda passou a mexer no Final Cut. Em casa, usa a versão Pro. Na produtora em que trabalha, usa o Avid Express.
"Ambos têm seus pontos positivos e negativos. O Final tem um layout mais bonito e agradável, além de ter uma linha do tempo mais flexível para manipulação. Já o Avid tem um sistema de aplicação de fade e outros efeitos muito mais práticos, além de permitir tratar as cores da imagem quase como em um programa de finalização."
Experimentos
Daniel Augusto, diretor de cinema e televisão, costuma usar o Final Cut em trabalhos autorais. "É [um programa] simples e eficaz. Qualquer um pode operá-lo. Os programas evoluíram muito. Antes você gastava horas para fazer pouco. Agora tudo é rápido", afirma. "A questão mais complexa para quem deseja operar é saber as linguagens do cinema e da televisão."
Augusto dispensou editor em seu curta "She's Lost Control". "É um trabalho que eu escrevi, assumi a direção e tive minha esposa como atriz principal. É, portanto, um trabalho autoral. Assim, não fazia sentido outra pessoa editar: eu mesmo editei, sozinho."

sábado, 4 de julho de 2009

Honduras

OEA suspende Honduras por causa do golpe de Estado contra Zelaya
Com 33 votos de representantes de seus países-membros, a OEA (Organização dos Estados Americanos) decidiu suspender a participação de Honduras no orgão interamericano em resposta ao golpe de Estado que tirou do poder o presidente Manuel Zelaya. Ele foi deposto há uma semana após tentar realizar um referendo para permitir a reeleição presidencial e promete voltar neste domingo, junto de outros líderes do continente.
Esta é a primeira vez desde a assinatura da Carta Democrática Interamericana, em 2001, que os países-membros da OEA decidem pela suspensão. A única medida do tipo anterior a esta ocorreu em 1962, quando Cuba foi tirada do bloco.
Segundo o chanceler argentino, Jorge Taiana, os países-membros do máximo organismo interamericano votaram no sistema de mão erguida a suspensão de Honduras. Para que a decisão fosse aprovada, precisavam de ao menos dois terços (24) dos votos.
Os países ainda defenderam que "nenhuma gestão implicará o reconhecimento do regime surgido desta ruptura da ordem constitucional" e exigiram que Honduras deve continuar cumprindo suas obrigações em matéria de direitos humanos.
Mais cedo, o secretário-geral da organização, José Miguel Insulza, havia afirmado que os chanceleres dos países do continente deveriam suspender Honduras da entidade. Após visita ao país, na sexta-feira, Insulza afirmou que o governo interino e a Corte Suprema de Honduras "não têm nenhuma disposição para modificar sua conduta" para restituir o presidente deposto, restaurar a democracia e o estado de direito, e portanto "não existe alternativa" à suspensão desse país.
Essas são as conclusões às quais chegou Insulza após as negociações diplomáticas desta semana e a viagem que fez na sexta-feira a Tegucigalpa, onde se reuniu com o presidente da Corte Suprema de Justiça, Jorge Rivera. Ele explicou que "não há normalidade" em Tegucigalpa, "mas também não sinais de violência", embora exista o risco de que a crise derive em uma situação de tais magnitudes.
Retorno
Mesmo expulso, Manuel Zelaya prepara seu retorno a Honduras, sob ameaça de ser preso pelo governo interino. Ele chegou a Washington pouco antes de Insulza informar à Assembleia Geral sobre o fracasso de sua visita, e diz que mantém seus planos de retornar no domingo a Tegucigalpa acompanhado por presidentes da região.
Insulza disse, a este respeito, que a Interpol não tem nenhuma ordem de detenção contra Zelaya por enquanto. O governo Micheletti acusou Zelaya de 18 crimes, incluindo traição e a não aplicação de mais de 80 leis aprovadas pelo Congresso desde que tomou posse em 2006 e advertiu que o presidente deposto será preso se cumprir a promessa de voltar ao país.
A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner também participa da reunião de alto nível da OEA, e se espera ainda a chegada do presidente do Paraguai, Fernando Lugo. O presidente do Equador, Rafael Correa, deve chegar no domingo de manhã.
Zelaya disse que Kirchner, Correa e cerca de 300 jornalistas vão acompanhar seu retorno a Honduras neste domingo.
"Peço a todos os agricultores, moradores, índios, jovens e todos os trabalhadores, grupos de empresários e amigos para que me acompanhem no meu regresso a Honduras", disse Zelaya. "Não levem armas. Pratiquem o que eu sempre preguei, que é a não violência. Deixem que sejam eles os que usam a violência, as armas e a repressão."
Na manhã deste sábado, o cardeal arcebispo Oscar Andrés Rodríguez, a mais alta autoridade da Igreja Católica em Honduras, apareceu na televisão e no rádio para pedir que Zelaya não retorne neste domingo ao país e para dar o seu apoio às novas autoridades e assegurar que "todos os poderes do Estado, Executivo, Legislativo e Judiciário, legais e em vigor legal e democrático, de acordo com a Constituição". O cardeal Rodríguez é considerado uma das pessoas mais respeitadas em um país no qual 97% da população é católica.
Ao encerrar a leitura da declaração, o cardeal apelou ao "amigo José Manuel Zelaya" para que não retorne ao país neste domingo.
"Pensemos se um regresso precipitado ao país, neste momento, poderia desencadear um banho de sangue. Eu sei que você ama a vida, eu sei que você respeita a vida. Até hoje ninguém morreu em Honduras. Por favor, medite, porque depois seria tarde demais", disse.
Segundo a rede CNN, muitos dos líderes dos protestos contra o novo governo e em favor do retorno de Zelaya são padres católicos, o que sinaliza uma divisão entre a alta hierarquia da igreja no país e parte da base de religiosos, influenciada pela Teologia da Libertação, corrente de inspiração marxista que defende um papel ativo da igreja em questões sociais.
Entre oito e dez mil apoiadores de Zelaya se reuniram diante do aeroporto de Tegucigalpa neste sábado, ocuparam uma faixa de cerca de 100 metros em frente ao aeroporto, sem que ocorressem incidentes com a polícia, que isolou o local para impedir o acesso às instalações do aeroporto. No teto do terminal foram posicionados vários franco-atiradores do Exército.
Golpe
Zelaya foi derrubado do poder no último domingo (28) em um golpe orquestrado pela Justiça e pelo Congresso e executado por militares, que o expulsaram para a Costa Rica. O golpe foi realizado horas antes do início de uma consulta popular sobre uma reforma na Constituição que tinha sido declarada ilegal pelo Parlamento e pela Corte Suprema.
"Fui retirado da minha casa de forma brutal, sequestrado por soldados encapuzados que me apontavam rifles", contou o presidente deposto, após chegar ao exílio na Nicarágua.
"Diziam: 'se não soltar o celular, atiramos'. Todos apontando para minha cara e o meu peito. [...] Em forma muito audaz eu lhes disse: 'se vocês vêm com ordem de disparar, disparem, não tenho problema de receber, dos soldados da minha pátria, uma ofensa a mais ao povo, porque o que estão fazendo é ofender o povo'."
De acordo com os parlamentares hondurenhos, a deposição de Zelaya foi aprovada por suas "repetidas violações da Constituição e da lei" e por "seu desrespeito às ordens e decisões das instituições". Segundo os seus críticos, com a consulta, Zelaya pretendia instaurar a reeleição presidencial no país. As próximas eleições gerais serão em 29 de novembro.
Depois da saída de Zelaya do país, no Congresso de Honduras, um funcionário leu uma carta com a suposta renúncia, o que ele nega. Zelaya diz ter sido alvo de "complô da elite voraz"; e seu sucessor, Micheletti, diz que o golpe foi um "processo absolutamente legal".

SENADO BRASILEIRO

Governabilidade e eleição motivam jogo duplo do PT
Com um olho na eleição de 2010 e outro na governabilidade do presidente Lula, o PT faz jogo duplo ao pedir o afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da Presidência do Senado. Dez dos 12 integrantes da bancada de senadores pretendem disputar a reeleição ou o governo de seus Estados. É o caso do senador Tião Viana (PT-AC). Com mandato até janeiro de 2015, ele sonha com o governo do Acre em 2010, cargo que já foi do seu irmão, Jorge, por oito anos. Ele foi um dos primeiros senadores a pedir a licença de Sarney. Mas, diante da possibilidade de o presidente do Senado renunciar e abrir uma guerra entre PT e PMDB dentro do governo, resolveu recuar. O senador reconheceu que Lula tem grande peso sobre a bancada e que é necessário defender a governabilidade. É olhando para 2010 que alguns senadores do PT insistem que a posição da bancada é pela licença de Sarney e "que é o governo" que trabalha para permanência dele no cargo. Nos discursos públicos do líder do partido no Senado, Aloizio Mercadante (SP), e da líder do governo, Ideli Salvatti (SC), estão as defesas mais enfáticas de Sarney. O argumento é que ele não pode ser o único responsabilizado. Com esse jogo duplo, Lula chamou a bancada para um jantar anteontem. O momento mais tenso do encontro ocorreu quando Mercadante ameaçou deixar a liderança do partido. Ele argumentava que era necessário "abrir mão das ambições pessoais em nome da governabilidade". Mercadante é um dos nove senadores petistas cujos mandatos se encerram em 2010. Ele é pré-candidato à reeleição. Oficialmente, os petistas insistem que não voltaram atrás no pedido de licença de Sarney. Na prática, porém, pararam de defender a saída de forma contundente.

SARNEY, NADA MUDOU

Sarney determina abertura de processo administrativo contra Agaciel e Zoghbi
Comissão de sindicância os aponta como responsáveis por atos secretos. Outros servidores responderão a processo por terem descumprido normas
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou a abertura de processo administrativo para apurar as responsabilidades do ex-diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, e do ex-diretor de Recursos Humanos, João Carlos Zoghbi, em relação aos atos secretos do Senado. A determinação decorre da sugestão da comissão de sindicância aberta por Sarney há cerca de duas semanas. A comissão coletou depoimento de funcionários que cuidam do processo de publicação dos atos do Senado e concluiu que Maia e Zoghbi determinaram a omissão de algumas decisões da mesa diretora da Casa. Segundo a sindicância, os dois cometeram crimes de improbidade administrativa e prevaricação. Zoghbi admitiu no depoimento à sindicância que deu ordens para manter alguns atos secretos, sempre respeitando a determinação do diretor-geral. Já Maia diz no depoimento que “não deu ordem nesse sentido para nenhum servidor”. Caso o processo administrativo aponte a culpa dos dois, eles podem sofrer uma advertência, uma suspensão por 90 dias e até a demissão. O relatório da sindicância também diz que nenhum dos servidores admitiu ter recebido ordens de senadores para impedir a publicação dos atos. Franklin Albuquerque Paes Landim (chefe do serviço de publicação do Senado), Jarbas Mamede (substituto de Franklin em sua ausência), Ana Lúcia Gomes de Melo (chefe de gabinete da diretoria de Recursos Humanos), Washington Luiz Reis Oliveira (antecessor de Franklin na chefia de serviço de publicação) e Celso Antônio Martins Menezes (ex-chefe de gabinete de Agaciel) também serão alvos de processo administrativos por terem acatado as ordens de Zoghbi e Maia e descumprido os deveres funcionais. O líder do PSDB no Senado, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), disse que não acredita que os dois funcionários possam ter omitido todos os atos sozinhos, sem auxílio dos senadores. “Agaciel e Zoghbi são capazes de cometer os crimes que cometeram, mas não são super-homens. Eu não acredito que haja isenção completa de senadores nesse episódio”, disse.

MISÉRIA

IMAGEM DA FOTO




ESTA IMAGEM REPRESENTA TUDO AQUILO , EM QUE OS REPRESENTANTES DE VÁRIOS PAÍSES QUE REPRIMEM , ESTA POPULAÇÃO DE BAIXA CLASSE SOCIAL, EM VEZ DE AJUDÁ - LA. A MISÉRIA , FOME E DESNUTRIÇÃO , ESTÃO FOCADOS NO MUNDO TODO , POR SEUS REGIMES CAPITALISTAS, QUE TENDEM A NÃO AJUDAR QUEM NÃO TEM CAPITAL, E DEPOIS SE PASSAM POR BOAS PESSOAS PESSOAS MOSTRANDO AO MUNDO AS SUAS BELEZAS NATURAIS E PRINCIPAIS CAPITAIS, NÃO MOSTRANDO O OUTRO LADO DO SEU PAÍS, E ISSO É MUITO LAMENTÁVEL, POIS, SE UM PAÍS NÃO MOSTRA A SUA OUTRA FACE, COMO PODEREMOS AJUDAR ESSAS PESSOAS QUE NECESSITAM DE AJUDA. NO BRASIL , NÃO É DIFERENTE , POIS, EM NOSSO PAÍS SÓ SE MOSTRA O QUE É BONITO E BELO, MAS NÃO RELATAM COMO VIVEM AS DEMAIS CLASSES SOCIAIS, ISSO PARA O NOSSO PAÍS É UMA VERGONHA PÚBLICA, TEM DE VIR DE UMA EMISSORA DE TV, PARA MOSTRAR UM POUCO DESTA TRISTE REALIDADE DA MISÉRIA , FOME E PRINCIPALMENTE DESNUTRIÇÃO, POIS, A PRÓPRIA POPULAÇÃO SABE QUE EXISTE MAIS NUNCA É LEMBRADA PELOS GOVERNANTES, ISSO É UM ERRO E TANTO PARA QUALQUER PAÍS CAPITALISTA, SEJA ELE QUAL FOR.

BRASIL - POBREZA

Relatório: Investir na agricultura é chave para reduzir pobreza
Investir na agricultura - principalmente na produção familiar - é a chave para a redução da pobreza e pode ajudar a solucionar as crises de alimentos, financeira e climática. A conclusão é do relatório Investir na Pequena Agricultura é Rentável, divulgado nesta terça-feira, 30, pela organização não governamental (ONG) britânica Oxfam. O documento traça um histórico dos investimentos na agricultura e indica a necessidade de mais aporte financeiro e apoio tecnológico para os pequenos produtores, em especial nas áreas com maiores dificuldades de acesso e de produtividade. De acordo com o texto, 75% das pessoas pobres que sobrevivem com um dólar por dia trabalham e vivem em zonas rurais e a estimativa é de que em 2025 esse percentual ainda seja de mais de 65%. "Não é possível reduzir a pobreza, nem estimular globalmente a agricultura e os meios de vida rural sem renovar o compromisso público de investir mais e de forma mais inteligente - com pesquisa e desenvolvimento agrícola, assim como em setores de apoio: saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente", sugere o relatório. Entre o fim da década de 80 e o início dos anos 90 a ajuda internacional para o desenvolvimento da agricultura caiu 75% e desde então o montante de recursos repassados tem se mantido baixo se comparado a períodos anteriores. Em 2007, por exemplo, a União Européia doou US$ 1,4 bilhão, mas investiu "assombrosos US$130 bilhões" em seus setores agrícolas internos, segundo a Oxfam. Em 2008, de acordo com a ONG, apenas US$1 bilhão dos US$ 12 bilhões prometidos pelas nações ricas chegaram de fato aos países pobres para lidar com a crise alimentar global. Outra crise, a financeira, pode agravar ainda mais a situação, diante da redução das reservas dos países e dos grandes aportes realizados para salvar instituições e a oferta de crédito. "A comunidade de [países] doadores está esgotando seus fundos, enquanto os governos nacionais veem seus depósitos minguarem". As soluções, segundo a Oxfam, devem ser compartilhadas entre governos, empresas e o terceiro setor e além de garantias de mais investimentos, passam por medidas como o desenvolvimento de mercados locais de sementes e o fortalecimento de organizações de pequenos produtores. A ONG defende ações prioritárias para os agricultores que vivem nas chamadas áreas marginalizadas - ambientes remotos, com terras frágeis e degradadas e sem acesso a serviços básicos como água, saúde e educação. "Os agricultores de zonas marginais são os que mais cuidam das terras mais degradadas, conservam a biodiversidade agrícola e manejam alguns dos solos mais frágeis do mundo. São aliados cruciais na luta contra as mudanças climáticas". O relatório também mostra a necessidade de apoio a tecnologias de baixo custo, o fortalecimento dos direitos trabalhistas, com legislações que garantam mais proteção aos trabalhadores da agricultura, além de investimentos direcionados para as mulheres. O documento da Oxfam foi apresentado um dia antes da Assembleia da União Africana, que começa amanhã (1º) na Líbia e terá como tema principal o investimento em agricultura para garantir segurança alimentar e crescimento econômico.

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO MUNDIAL
HÁ VÁRIOS ANOS SE VÊM FALANDO SOBRE A MÁ EDUCAÇÃO NO NOSSO PAÍS, NÃO TIRO A RAZÃO DOS QUE FALAM ISSO, POIS , A CADA ANO QUE SE PASSA O NOSSO PAÍS ESTA MAIS PRECÁRIO, SE QUISERMOS MUDAR ISSO TEMOS DE VALORIZAR POR IGUAL OS PROFESSORES, DIRETORES,ENFIM QUALQUER UM QUE TRABALHE NESTA ÁREA. NOS PAÍSES DE PRIMEIRA LINHAGEM, A EDUCAÇÃO TAMBÉM TEM ERROS , PORÉM , OS PROFESSORES , COORDENADORES,DIRETORES, SÃO MAIS VALORIZADOS DO QUE O NOSSO, E HÁ UM RESPEITO MUITO MAIOR DELES COM A TERCEIRA IDADE, COISA QUE NÃO OCORRE POR AQUI, POR AQUI A TERCEIRA IDADE É COLOCADA DE LADO, E OBTENDO ASSIM UM CERTO PRECONCEITO , TEMOS DE REAVALIAR O QUE ESTAMOS FAZENDO DE ERRADO, E NOS COLOCARMOS NOS LUGARES DESTES PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, E DARMOS MAIS VALOR A TODOS NÃO SOMENTE OS QUE SÃO EFETIVOS, DE UM MODO GERAL. SE NÃO MUDARMOS ESTE PENSAMENTO ERRÔNEO, FICAREMOS ATRÁS SEMPRE DE PAÍSES DE PRIMEIRA LINHA, MESMO ELES TENDO A POPULAÇÃO MAIS ENVELHECIDA DO QUE A NOSSA, O RESPEITO POR LÁ É MUITO GRANDE DENTRE ELES, AGORA POR AQUI NESSES 25 ANOS DE LIBERDADE, POUCA COISA MUDOU PARA PIOR. O NOSSO PAÍS, NÃO TEM MAIS RESPEITO PELOS MAIS VELHOS INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, E O ATUAL GOVERNO DE SÃO PAULO , SÓ QUER ENSINAR O BÁSICO PARA ESSAS CRIANÇAS , OU SEJA, MATEMÁTICA E PORTUGÊS, QUEREM ESQUECER DO NOSSO PASSADO E DE NOSSAS RIQUEZAS QUE POSSUÍMOS NESTE IMENSO PAÍS , CHAMADO BRASIL.

BRASIL , SARNEY - ATUAL





PRESIDENTE DA CAMÂRA FEDERAL - ATUAL

OS MESMOS ESQUEMAS


HÁ MAIS DE 25 ANOS ATRÁS, O PRESIDENTE DA CÂMARA O SR. JOSÉ SARNEY, ERA PRESIDENTE DO BRASIL, ASSUMINDO NO LUGAR DO ENTÃO PRESIDENTE TRANCREDO NEVES. O BRASIL QUE QUERIA , A LIBERDADE DE EXPRESSÃO , CONSEGUIU NAQUELE ANO DE 1984, CONTUDO HOUVE MUITAS GREVES POLÍTICAS , ESTABILIZAÇÃO DOS PREÇOS NOS ALIMENTOS, E ISSO FEZ COM QUE O NOSSO PAÍS PAGASSE MUITO CARO, POIS, A DÍVIDA EXTERNA ESTAVA CADA VEZ MAIOR. NESTE CENÁRIO , A POPULAÇÃO PÔDE COMPRAR AS SUAS CASAS PRÓPRIAS COM O INVESTIMENTO FEITO NA POUPANÇA. HOJE EM DIA , O PRESIDENTE DA CÂMARA JOSÉ SARNEY, RELEMBRA ESTE PASSADO PARA OS OUTROS PARLAMENTARES, QUE VOLTARAM A VOTAR PARA ELE FICAR, E MUITOS QUEREM QUE ELE SAIA , POR CAUSA DE ESPECULAÇÕES DO SEU FILHO , ENTRE OUTROS FATOS. O GOVERNO ATUAL DO NOSSO PRESIDENTE, É PARECIDO , SE NÃO IGUAL HÁ 25 ATRÁS, ABAIXANDO - SE OS JUROS PARA QUE POSSAMOS TER UMA VIDA COMO JÁ HOUVE ANTERIORMENTE, MAS ESTA TAMBÉM SE PERDENDO AOS POUCOS. AS MESMAS COISAS ACONTECEM , E NINGUÉM PERCEBE , QUE ESTAMOS EM UM CICLO SÓ, POIS, OS DEPUTADOS,SENADORES,ENTRE OUTROS JÁ ESTÃO PERPETUADOS NO GOVERNO FAZ TEMPO, TEMOS DE MUDAR ISSO E COLOCAR GENTE MAIS NOVA , PARA QUE ASSUMAM OS CARGOS E QUE DÊ UM OUTRO DINAMISMO AO NOSSO PAÍS, POIS, DO JEITO QUE ESTÃO AS COISAS NÃO SAIREMOS DO ZERO, SE QUEREMOS SER TOTALMENTE INDEPENDENTES COMO UM PAÍS TOP DE LINHA.