segunda-feira, 18 de maio de 2020

Continente americano: características e regionalização Por conta de sua extensão e de sua história, o continente americano possui regiões muito diferentes entre si. Podemos dividir o continente entre América do Norte, Central e do Sul, ou entre América Anglo-Saxônica e Latina. Confira esta aula de Geografia para entender melhor as características e as subdivisões do continente americano! Você já percebeu que quando determinados locais são muito grandes, a melhor coisa a se fazer, é dividir para melhor administrar e estudar. Pois bem, isso acontece com os continentes também. Por isso, na aula de hoje, falarei sobre a regionalização do continente americano. O continente americano tem uma grande extensão latitudinal. Ou seja, o continente é muito extenso de norte a sul. Ele chega no Polo Norte e quase alcança o Polo Sul. Confira no mapa do continente americano


Continente americano: características e regionalização


Por conta de sua extensão e de sua história, o continente americano possui regiões muito diferentes entre si. Podemos dividir o continente entre América do Norte, Central e do Sul, ou entre América Anglo-Saxônica e Latina. Confira esta aula de Geografia para entender melhor as características e as subdivisões do continente americano!


Você já percebeu que quando determinados locais são muito grandes, a melhor coisa a se fazer, é dividir para melhor administrar e estudar. Pois bem, isso acontece com os continentes também. Por isso, na aula de hoje, falarei sobre a regionalização do continente americano.
O continente americano tem uma grande extensão latitudinal. Ou seja, o continente é muito extenso de norte a sul.  Ele chega no Polo Norte e quase alcança o Polo Sul. Confira no mapa do continente americano

Regionalização do continente americano


A sua dimensão somada ao contexto histórico do continente americano, como a questão da colonização, fez com que ele apresentasse características bastante distintas. Assim, houve a necessidade de regionalizar a América.
Mas há apenas uma forma de dividir o continente? Claro que não! A divisão depende da referência e da intenção do autor do mapa. Dessa forma, surgiram várias maneiras de dividir a América, mas apenas duas são as mais utilizadas: a geográfica e a cultural.

Divisão geográfica do continente americano

Primeiramente, você estuda o continente americano com uma divisão clássica em em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. A estrutura física, ou seja, a formação das bordas continentais, e a origem da ocupação europeia é que “mandaram” nessa divisão.

América do Norte



Apesar de a América do Norte englobar apenas Canadá, Estados Unidos e México, é um subcontinente relativamente grande. A maior parte do território está situado na zona climática subtropical. Mas o norte do Canadá já faz parte da  na zona polar, e o centro-sul do México está situado na zona tropical do norte.
Enquanto as fronteiras entre os países aparece de forma bem retilínea – principalmente entre EUA e Canadá –, os limites litorâneos são bem recortados. No norte do continete fica localizada a Groelândia, que apesar de estar no continente americano, pertence à Dinamarca.

América central


A América Central é o menor parte do continente americano. Mesmo assim, é subdividida em duas partes: América Central Continental (ligação entre América do Norte e América do Sul) e América Central Insular (ilhas). Ela é formada por 21 países, e a maioria deles são ilhas.
Embora seja muito menor do que a América do Sul e a América do Norte, a América central é a região do continente com o maior número de vulcões ativos. Outra peculiaridade é que ali foi construída uma ligação direta entre os oceanos Pacífico e Atlântico: o Canal do Panamá. Assim, não é preciso contornar o continente americano inteiro para atravessar os oceanos.
Apesar de estar totalmente na zona intertropical, há três faixas de climas neste subcontinete. Isso ocorre por causa da altitude do relevo: as “terras quentes” até 910 metros, “terras temperadas” de 915 até 1830 metros e as “terras frias” até os 3050 metros de altitude.

América do Sul


Esse subcontinente é formado por 13 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, território da Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela). O maior deles é o Brasil, ocupando 47,7% do território sul-americano.
Como o Brasil faz parte de quase metade do território, as características físicas da América do Sul se assemelham com as dele. Entretanto, existem algumas diferenças bem características. Uma delas é a Cordilheira do Andes, uma formação de dobramentos modernos na porção Oeste do subcontinente. Esta é única estrutura geológica que não tem participação do território brasileiro.
Grande parte da América do Sul fica entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Portanto, faz parte da zona tropical e da zona temperada. O subcontinente tem grande densidade pluviométrica (índice de chuvas), entretanto, é pequena em certas regiões, como no Nordeste do Brasil. A temperatura média nesta área é de quase 30 graus centígrados durante todo o ano.
Ao sul do continente o clima torna-se mais fresco e seco. Na Patagônia, no extremo sul, faz muito frio, formando um deserto atípico. Além disso, outro importante deserto marca esta região: o deserto do Atacama, localizado no Chile.

Divisão cultural do continente americano

Também chamada de divisão socioeconômica, divide a América em duas partes apenas: a América Anglo-Saxônica e a América Latina. Essa divisão leva em conta a língua falada e a condição econômica dos países.

América Anglo-Saxônica


A população da América Anglo-Saxônica foi formada, predominante, por ondas de imigrantes originados da Inglaterra, Irlanda, Holanda, Escócia, França e Alemanha.
Composta apenas pelo Canadá e os Estados Unidos, é a região onde predomina o maior desenvolvimento econômico e social do continente americano. A colonização foi de povoamento em que as metrópoles pouco exploraram dessa área.
A língua predominante é o inglês, contudo, há um grande grupo dentro do Canadá que tem o Francês como língua oficial.

Nenhum comentário: