quarta-feira, 22 de julho de 2009

senado brasileiro - conselho ética

Senadores querem antecipar reunião do Conselho de Ética para discutir caso Sarney
Os parlamentares do grupo que defende a saída do senador José Sarney da presidência do Senado vão se reunir amanhã para tentar uma manobra que antecipe a primeira reunião do Conselho de Ética para antes do fim do recesso parlamentar. Com essa antecipação, a defesa do próprio senador José Sarney, fica mais vulnerável,fazendo com que o mesmo se forçe a deixar o cargo. Com a denúncia de que o próprio Sarney se comprometeu a garantir a nomeação do namorado da neta será o motivo para a convocação dos senadores. O senador Buarque também pediu hoje a realização de uma espécie de plebiscito entre dos 81 senadores sobre a saída de Sarney na presidência do Senado. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) também solicitou que a situação do presidente fosse discutida em plenário. Dias também afirmou que com a nova denúncia, o conselho não seria capaz de arquivar o caso contra o presidente da Casa. "É a prova material dos fatos. Este fato por si só torna irreversível o acolhimento por parte do Conselho de Ética contra o presidente do Senado", disse.
Sarney tem seu nome envolvido em três denúncias feitas pelo senador Arthur Virgílio o senador afirmou hoje que apresentará requerimento de uma quarta denúncia.
O presidente do conselho, senador Paulo Duque, Renan Calheiros, tem autonomia de rejeitar sumariamente todas as denúncias.
Se o processo for aberto pelo conselho --atendendo a algumas exigências, como fundamento do pedido de investigação, fato determinado e cinco testemunhas que validem o documento, Sarney poderá ser afastado do comando da Casa.

Nenhum comentário: