segunda-feira, 18 de maio de 2020

BRASIL X ECONOMIA


A balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países. Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável, quando este exporta (vende para outros países) mais do que importa (compra de outros países). Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável. A balança comercial favorável apresenta vantagens para um país, pois atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador.O Grupo dos 20 (ou G20) é um grupo de países criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990. Visa a favorecer a conservação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países. O grupo reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, que juntos compreendem 85% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços da população

AS REGIÕES DA ONU------Nesta etapa, veremos os três conceitos fundamentais da ciência econômica:
PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO - soma de todos os bens e serviços produzidos durante o ano nos limites territoriais de um país, independentemente da origem dos recursos utilizados.
PNB - PRODUTO NACIONAL BRUTO - bens e serviços produzidos por fatores de produção nacional, independentemente do território econômico.
RENDA PER CAPITA - resultado da renda total pela população do país (pode ser medida em PIB per capita ou em PNB per capita)
IDH - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - foi criado pelo PNUD ( Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ) para avaliar o nível de desenvolvimento humano dos países, utilizando como critérios quatro indicadores:- expectativa de vida;- alfabetização de adultos;-taxa bruta de matrícula;- PIB per capita em dólares.Dessa forma, o país que apresentar melhoria nesses índices aparecerá entre os que de fato estão em desenvolvimento.O IDH varia de 0 a 1.Países com IDH entre ; - 0 e 0,499 - têm um desenvolvimento humano considerado baixo,- 0,500 e 0,799 - são considerados de médio desenvolvimento humano,
- superior a 0,800 - desenvolvimento humano alto ou elevado.
A 1ª posição no Ranking do IDH é a Islândia - 0,968.Já o Brasil, (acreditem se quiser...) de acordo como Relatório de Desenvolvimento Humano 2007-2008, ocupa o 70ª, com o IDH de 0,800.O último colocado 177ª é Serra Leoa, 0,273.

O CONFLITO NORTE E SUL-----A grande parte dos países com as mais elevadas taxas de emissões de CO2 em toneladas /habitantes, está concentrada no Norte.Os Estados Unidos, maior emissor de gás carbônico não aderiu ao Tratado de Kyoto (Tratado internacional sobre redução de emissão de gases do efeito estufa), pois queria que os países em desenvolvimento fossem inclusos.Os impasses que se desenvolvem desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio-92, na qual foi firmada a "Convenção sobre Mudanças Climáticas", ou seja, o compromisso entre os países membros da ONU de reduzir as emissões de gases que contribuem para o "efeito estufa".

O BRASIL E A ECONOMIA GLOBAL : MERCADOS INTERNACIONAIS----A balança comercial é um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países. Dizemos que a balança comercial de um determinado país está favorável, quando este exporta (vende para outros países) mais do que importa (compra de outros países). Do contrário, dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável. A balança comercial favorável apresenta vantagens para um país, pois atrai moeda estrangeira, além de gerar empregos dentro do país exportador.O Grupo dos 20 (ou G20) é um grupo de países criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990. Visa a favorecer a conservação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países. O grupo reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, que juntos compreendem 85% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços da população

REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL-----Regionalização significa dividir em regiões ou grupo de países, levando em conta as diferenças e semelhanças das diversas áreas, baseando-se nas variedades paisagísticas naturais ou na organização socioeconômica. Os espaços geográficos grandes ou pequenos podem ser regionalizados, como no caso de um bairro, dividindo-o em áreas residenciais, industriais e comerciais. Podemos ainda identificar o mundo inteiro por regiões desenvolvidas e subdesenvolvidas. Os países do mundo podem ser classificados e agrupados em função de sua renda nacional per capita, como adotado pelo Banco Mundial, resultando em uma regionalização representando as economias classificadas como "baixa renda" e "média renda" (países em desenvolvimento) que inclui 152 países com culturas e níveis de desenvolvimento diferentes. Nos dias atuais, a regionalização mais importante é a que inclui a famosa divisão "NORTE - PAÍSES DESENVOLVIDOS, RICOS" E "SUL PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO,POBRES".



Nenhum comentário: