segunda-feira, 18 de maio de 2020

DENSIDADE DEMOGRÁFICA


Densidade demográfica

Para analisar a distribuição da população sobre um território, é importante conhecer o conceito de densidade demográfica.

Densidade demográfica ou densidade populacional é um índice demográfico que permite avaliar a distribuição da população em um dado território. A densidade demográfica permite que sejam feitas comparações entre as diferentes regiões avaliadas. Esse índice é expresso em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²).
Vejamos como obter a densidade demográfica de uma determinada região. Precisamos ter dois dados para fazer o cálculo: a população absoluta (o número total de habitantes do local) e a área ocupada por esse mesmo contingente populacional (geralmente expressa em km²).
POPULAÇÃO ABSOLUTA ÷ ÁREA = DENSIDADE DEMOGRÁFICA (hab/km²)
Como exemplo, vamos calcular a densidade populacional do Japão. O país possui uma área de 377.801 km² e uma população, em 2010, de 127.156.225 habitantes.
Logo:
D = habitantes
          área
D = 127.156.225 habitantes
          377.801 km²
D = 336,5393
D ~ 336,5 hab/km²
A densidade demográfica japonesa no ano de 2010 era de aproximadamente 336,5 habitantes para cada quilômetro quadrado – uma densidade populacional considerada alta, se compararmos, por exemplo, com o Brasil, que, de acordo com o Censo (IBGE) de 2010, tinha 22,4 hab./km2.
Pouco povoado x densamente povoado
O termo “povoado” refere-se à densidade populacional da região analisada. Quando a densidade demográfica é pequena, dizemos que o local é pouco povoado. É o caso da Islândia, que tem 3,1 habitantes por quilômetro quadrado.
O oposto ocorre quando o cálculo da densidade populacional de outra região obtém um número elevado. O principado de Mônaco, por exemplo, tem 15.554,5 habitantes por quilômetro quadrado. Nesse caso, dizemos que esse país é muito povoado ou densamente povoado.
Densidade demográfica no mundo

Podemos observar no mapa acima que há vários países densamente povoados, como: Índia, Japão, Itália, Reino Unido, Porto Rico e outros.
Também é possível notar países que são pouco povoados, como Canadá, Rússia, Suriname, Austrália e outros.

Nenhum comentário: